Processos de modernização do Brasil e a capitania de Minas Gerais nas últimas décadas da colonização: uma análise fiscal (1780-1808)

Autores/as

  • Thaiz Barbosa Freitas

Resumen

Os processos de modernização do Brasil e suas análises, em grande parte, remontam o período colonial, seja para entender as características da colonização portuguesa e as questões que levaram a independência, seja para compreender como tais relações mudaram ao longo tempo, principalmente a partir do reformismo dos setecentos, e como impactaram na formação de um Estado Nacional brasileiro a partir do século XIX. Assim, o presente artigo pretende destacase a importância e as possibilidades que os estudos da fiscalidade abrem como para análise das transformações que ocorrem no final do século XVIII e que compõem, muitas vezes, os processos de modernização no Brasil que se formava.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2019-08-13

Número

Sección

Dossiê Temático

Cómo citar

Processos de modernização do Brasil e a capitania de Minas Gerais nas últimas décadas da colonização: uma análise fiscal (1780-1808). (2019). Revista Cantareira, 29. https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/30776