Como a democracia em Weimar morreu: antirrepublicanismo e corrosão da democracia na Alemanha e a ascensão do Nazismo

Autores

  • Karina Fonseca Soares Rezende Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O presente artigo pretende perceber como os discursos e práticas políticas antirrepublicanas e antidemocráticas na Alemanha ao longo da República de Weimar (1919-1933) foram fundamentais para a derrocada do regime e a ascensão de forças autoritárias. Será observado como o processo de descrédito e desmoralização política das instituições republicanas tornaram possível a consolidação do nazismo e a emergência de elementos totalitários no campo político institucional e entre figuras políticas tradicionais. Para tal, a obra Como as Democracias Morrem (2018) será um importante meio de pensar categorias de análise e os passos que levaram a primeira república da Alemanha ruir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Fonseca Soares Rezende, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018), é mestranda na linha de História e Culturas políticas no Programa de Pós-Graduação em História da UFMG (PPGH-UFMG) com pesquisa sobre os sermões do pastor luterano Dietrich Bonhoeffer. É fundadora e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Autoritarismo e Totalitarismo da UFMG (NEPAT-UFMG). Seu foco de pesquisa centra-se nas relações entre religião e política na Alemanha Nazista, pensando formas de contestação e legitimação do totalitarismo a partir do discurso religioso. Tem como principais áreas de interesse a História das Religiões, História da Teologia, História do protestantismo, República de Weimar, Alemanha Nazista, resistência religiosa, totalitarismo e história do século XX.

Downloads

Publicado

2020-05-28

Como Citar

Rezende, K. F. S. (2020). Como a democracia em Weimar morreu: antirrepublicanismo e corrosão da democracia na Alemanha e a ascensão do Nazismo. Revista Cantareira, (33). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/40399

Edição

Seção

Dossiê Temático