n. 33 (2020)

Fascismos e novas direitas

Em um contexto de crescimento de movimentos de extrema-direita pelo globo, as temáticas dos fascismos e das novas direitas vêm ganhando cada vez mais destaque e relevância nos debates acadêmicos.  Seria o fascismo uma atitude desviante? Uma doença? Uma anomalia do sistema? Um retorno nostálgico a um passado "glorioso"? Além disso, seriam todas as direitas mais radicais, fascistas? Esta discussão foi objeto de grandes nomes dentro da historiografia e das ciências humanas e sociais, como Leandro Konder, Daniel Guerin, Ian Kershaw, William Reich, Antônio Gramsci, Umberto Eco, Hannah Arendt, Robert Paxtone e até mesmo, José Carlos Mariátegui. Cada um, a partir de diferentes abordagens –aproximadas ou discordantes –, elaboraram as suas perspectivas muitas vezes ancorados nas questões anteriormente apontadas.

[...]

O dossiê Fascismos e Novas direitas, nesta edição da Revista Cantareira, nasceu em meio à pandemia do coronavírus (COVID-19), uma crise sanitária internacional que,  no contexto brasileiro, ganha o reforço de um Estado suicidário, para fazer menção às palavras de Vladimir Safatle. Como em outros governos – que vêm demonstrando uma preocupação desproporcional com a Economia –, o Brasil pretere a vida humana em nome de uma pretensa preocupação com os números.  O intuito, portanto, é contribuir com a análise de acontecimentos recentes, discussões teóricas pertinentes e recuperação histórica das ciências humanas em geral, essenciais para a compreensão crítica do mundo em que vivemos.  Através das ilações dos nossos autores, percebemos que não somente há um avanço fascista na política mundial, mas um intento de consolidar uma narrativa conservadora sobre a sociedade civil e a política, bem como das organizações alternativas mais conservadoras. Estes aspectos não são uma novidade do século XXI; tampouco, algo exclusivo ao século passado. 

Sumário

Apresentação

Fascismos e novas direitas
Bárbara Aragon, Milene Moraes de Figueiredo
PDF

Dossiê Temático

Karina Fonseca Soares Rezende
PDF
Luiz Paulo Araújo Magalhães
PDF
Breno Cesar de Oliveira Góes
PDF
Eduardo Cristiano Hass da Silva, Gabbiana Clamer Fonseca Falavigna dos Reis
PDF
Giovane Matheus Camargo, Pedro Rodolfo Bodê de Moraes, Pablo Ornelas Rosa
PDF

Entrevista

Sergio Schargel
PDF
Entrevista com Fulvia Zega (Università Ca'Foscari Venezia - Itália) e Tatiana Poggi (Universidade Federal Fluminense -Brasil)
Bárbara Aragon, Milene Moraes de Figueiredo
PDF

Artigos Livres

Caio Rodrigues Schechner
PDF
Rafael Saraiva Lapuente
PDF
Rodrigo Rocha Oliveira
PDF

Transcrições

Comentários acerca da criação da UPA e o processo de sucessão do Reino do Kongo
Bruno Pastre Maximo
PDF