Uma história da computação gráfica na televisão brasileira nos anos 1980
Resumo
O presente trabalho dedica-se a analisar a implantação da tecnologia e da arte de computação gráfica na televisão brasileira na década de 1980. Neste período, a TV Globo foi uma das primeiras empresas no mundo a investir nesta tecnologia, o que colocou o Brasil em posição de pioneirismo mundial em campo inesperado para um país ainda majoritariamente agrícola e muito mais famoso por seu futebol. Uma combinação de recursos tecnológicos, disponibilidades humanas, além de demandas artísticas e comerciais, tornaram possível esta realização, que construiu uma base de desenvolvimento para profissionais brasileiros e norte-americanos, com desdobramentos e consequências técnicas e culturais que chegam até os dias de hoje. Usando a metodologia da história oral, o trabalho recupera a narrativa dos personagens que foram fundamentais para a história da tecnologia de computação gráfica na televisão brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre