Avanço conservador na educação brasileira: uma proposta de governo pautada em polêmicas (2018)

Autores

  • Eduardo Cristiano Hass da Silva Doutorando em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos https://orcid.org/0000-0002-3906-5448
  • Gabbiana Clamer Fonseca Falavigna dos Reis Doutorando em História Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente texto tem o objetivo de analisar as propostas educativas presentes no Plano de Governo do então presidente Jair Messias Bolsonaro. O texto estrutura-se em quatro partes. Na primeira, tensionamos a ideia de que o século XXI brasileiro estaria marcado por um processo de estabilidade democrática. A análise centra-se em especial no contexto de crise contínua e ascensão conservadora, sobretudo nas eleições de 2018. Na sequência, apresentamos os quatro conceitos foucaultianos centrais para a presente reflexão: intelectual, verdade, polêmica e polemista. No terceiro tópico, analisamos como as propostas educativas aparecem no plano de governo de Jair Bolsonaro, concluindo que aparecem de forma polêmica e superficial. No quarto e último tópico, evitamos uma conclusão fechada e acabada sobre o assunto, optando por um convite a pensar a função do intelectual brasileiro como um facilitador de instrumentos para a análise de questões do tempo presente.

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Biografia do Autor

Eduardo Cristiano Hass da Silva, Doutorando em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Licenciado, bacharel e mestre em História pela Pontifíia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), doutorando em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Gabbiana Clamer Fonseca Falavigna dos Reis, Doutorando em História Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em História na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Sociedade, Urbanização e Imigração. Mestra em História pela mesma instituição, na linha de Sociedade, Ciências e Artes e, graduada em História- Licenciatura nesta última. Atua principalmente na área de Cultura Visual e Cinema-História. Faz parte do grupo de pesquisa Gênero e História das Mulheres.

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Publicado

2020-05-28

Como Citar

Hass da Silva, E. C., & Reis, G. C. F. F. dos. (2020). Avanço conservador na educação brasileira: uma proposta de governo pautada em polêmicas (2018). Revista Cantareira, (33). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/40563

Edição

Seção

Dossiê Temático