A (des)construção da memória sobre a ditadura pós-1964 pelo governo de Jair Bolsonaro

Autores

  • Giovane Matheus Camargo Aluno do Programa de pós-graduação em sociologia da Universidade Federal do Paraná. http://orcid.org/0000-0002-7850-2479
  • Pedro Rodolfo Bodê de Moraes Professor adjunto no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná, Professor do Programa de Pós Graduação em Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Direito ambos da Universidade Federal do Paraná
  • Pablo Ornelas Rosa Professor titular I nos Programas de Pós-Graduação em Sociologia Política (Mestrado Acadêmico) e em Segurança Pública (Mestrado Profissional) da Universidade Vila Velha - UVV. Professor convidado no Programa de Mestrado Profissional em Ciência, Educação e Tecnologia na Faculdade Vale do Cricaré - FVC. Professor convidado no Curso de Especialização em Direito Penal, Processo Penal e Criminologia no Centro de Ensino Superior de Vitória - CESV e no Curso de Especialização em Sociologia Política da Faculdade Sagrada Família - FASF. http://orcid.org/0000-0002-6946-6242

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre a forma que o governo de Jair Bolsonaro vem trabalhando a memória acerca da ditadura instaurada no brasil pós-1964. Para tanto, nos valemos de uma cibercartografia, analisando como os discursos e valores compartilhados pelas direitas conservadoras e/ou liberais-conservadoras tem emergido no contexto do ciberespaço e seu impacto sociológico. Acreditamos que as estratégias de glorificação do período ditatorial se tratam de uma pauta própria do governo que busca desconstruir a memória que foi construída pelos governos passados como forma de justificar a necessidade de um governo autoritário no presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovane Matheus Camargo, Aluno do Programa de pós-graduação em sociologia da Universidade Federal do Paraná.

Aluno do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde é aluno bolsista (CAPEs). Mestre em Sociologia também pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Direito Penal e Criminologia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Bacharel em Direito pelo Instituto Superior do Litoral do Paraná.

Pedro Rodolfo Bodê de Moraes, Professor adjunto no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná, Professor do Programa de Pós Graduação em Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Direito ambos da Universidade Federal do Paraná

Concluiu estagio pós-doutoral (IESP-UERJ), doutor em sociologia (IUPERJ), mestre em antropologia social (PPGAS/MN/UFRJ) e graduado em ciências sociais (UFF). Atualmente é Professor adjunto no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná, Professor do Programa de Pós Graduação em Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Direito ambos da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: controle social, violência, sistema penitenciário, juventude e criminalização.

Pablo Ornelas Rosa, Professor titular I nos Programas de Pós-Graduação em Sociologia Política (Mestrado Acadêmico) e em Segurança Pública (Mestrado Profissional) da Universidade Vila Velha - UVV. Professor convidado no Programa de Mestrado Profissional em Ciência, Educação e Tecnologia na Faculdade Vale do Cricaré - FVC. Professor convidado no Curso de Especialização em Direito Penal, Processo Penal e Criminologia no Centro de Ensino Superior de Vitória - CESV e no Curso de Especialização em Sociologia Política da Faculdade Sagrada Família - FASF.

Realizou estágio pós-doutoral em saúde coletiva na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2018) e em sociologia na Universidade Federal do Paraná - UFPR (2014) e atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutoramento sobre as novíssimas direitas em psicologia institucional na Universidade Federal do Espírito Santo. É doutor em ciências sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2012), mestre em sociologia política (2008) e bacharel em ciências sociais (2005) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor titular I nos Programas de Pós-Graduação em Sociologia Política (Mestrado Acadêmico) e em Segurança Pública (Mestrado Profissional) da Universidade Vila Velha - UVV. Professor convidado no Programa de Mestrado Profissional em Ciência, Educação e Tecnologia na Faculdade Vale do Cricaré - FVC. Professor convidado no Curso de Especialização em Direito Penal, Processo Penal e Criminologia no Centro de Ensino Superior de Vitória - CESV e no Curso de Especialização em Sociologia Política da Faculdade Sagrada Família - FASF. 

Referências

ARENDT, H. Eichmann em Jerusalém. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

__________. Responsabilidade e julgamento. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

ARÓSTEGUI, J. La historia del presente: ¿Una cuestión de método?. Actas de IV Simposio de Hiatoria Actual. 2002.

BOURDIEU, P. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Ed Marco zero, 1983.

____________. Sur le rapport entre la sociologie et l’histoire en Allemagne et en France. Actes de la recherche en sciences sociales, Paris, v. 106-107, n. 106-107, p. 108-122, mars, 1995.

____________. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas, SP: Papirus, 2008.

____________. Sobre o Estado: Cursos no collège de France (1989-92). São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

CATANI, A. M (org.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2007.

DURKHEIM, E. O suicídio. WMF Martins Fontes: São Paulo, 2000.

_____________. Da divisão do trabalho social. WMF Martins Fontes, São Paulo, 2010.

_____________. As regras do método sociológico. WMF Martins Fontes: São Paulo, 2011.

FICO, C. História do Tempo Presente, eventos traumáticos e documentos sensíveis: o caso brasileiro. In: Varia História, Belo Horizonte, vol. 28, nº 47, p. 43-59, jan/jun, 2012.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo, Centauro, 2006.

HEYMANN, L. Q. O "devoir de mémoire" na França contemporânea: entre a memória, história, legislação e direitos. Rio de Janeiro: CPDOC, 2006.

LEITE, I. C. Comando de libertação nacional: oposição armada à ditadura em Minas Gerais (1967-1969). Tese de Mestrado. Programa de Pós-graduação em história e culturas políticas – UFMG, 2009.

MOTTA, R, P, S. O golpe de 1964 e a ditadura nas pesquisas de opinião. In: Revista Tempo, v. 20, 2014.

______________. A estratégia de acomodação na ditadura brasileira e a influência da cultura política. In: Revista páginas, ano 8 – n° 17 Maio – Agosto, 2016.

POLLAK, M. Memória, esquecimento, silêncio. Revista estudos históricos, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.

RÊGO, A. R. A comissão nacional da verdade e a reconstrução da memória. In: Jornal Alcar, ano 4, n. 19, maio, 2015.

ROSA, P. O; REZENDE, R. A.; MARTINS, V. M. M. As consequências do etnocentrismo de Olavo de Carvalho na produção discursiva das novíssimas direitas conservadoras brasileiras. In: Revista NEP – Núcleo de estudos paranaenses da UFPR, v. 4, p. 4, 2018.

STANLEY, J. Como funciona o fascismo: a política do “nós” e “eles”. Porto Alegre: L&PM, 2019.

ZAFFARONI, E. O inimigo no direito penal. Rio de Janeiro: Revan, 2007.

Downloads

Publicado

2020-05-28

Como Citar

Camargo, G. M., Bodê de Moraes, P. R., & Rosa, P. O. (2020). A (des)construção da memória sobre a ditadura pós-1964 pelo governo de Jair Bolsonaro. Revista Cantareira, (33). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/40791

Edição

Seção

Dossiê Temático