Relatos de um país inquieto: análise crítico-textual da Noticia da sublevação (...) de 1720

Autores

  • Pedro Henrique Domingues de Lima Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

revolta de Vila Rica, Noticia da sublevação de 1720, Erich Auerbach

Resumo

Este artigo propõe uma análise textual da Noticia da sublevação, que nas minas do ouro preto houve no anno de 1720, manuscrito sobre a revolta de Vila Rica pertencente ao Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), da Universidade de São Paulo (USP). Trata-se de texto relacionado a outro códice mais conhecido, o Discurso historico, e político sobre a soblevação [...] de 1720, mas com um perfil bastante singular. Nele, nota-se o peso da narrativa factual e uma preocupação em facilitar posteriores leituras. Com base na tese de Erich Auerbach sobre a novela no início do Renascimento, realizamos a leitura de sua forma textual a partir de três eixos analíticos: moldura, protagonistas e composição. Acreditamos que, assim, seja possível apontar a importância deste manuscrito enquanto peça literária, para além das informações objetivas acerca da sublevação e das Minas setecentistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Domingues de Lima, Universidade Federal Fluminense

Jornalista e graduando em História na Universidade Federal Fluminense. Atua como bolsista de Iniciação Cient´ífica no projeto "Em torno da Noticia. Interpretação e materialidade social do manuscrito sobre a revolta de 1720", feito sob orientação de Rodrigo Bentes Monteiro e fomento da FAPERJ. O presente artigo é resultado parcial dessa pequisa.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Lima, P. H. D. de . (2021). Relatos de um país inquieto: análise crítico-textual da Noticia da sublevação (.) de 1720. Revista Cantareira, (35). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/48790