Nos caminhos da justiça e da retidão: sermão da primeira eleição da Assembleia Legislativa Provincial do Espírito Santo (1834)

Autores

  • Kátia Sausen da Motta Universidade Federal do Espírito Santo
  • Marcos Antonio Briel Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Sermões, Eleição, Província do Espírito Santo, Brasil Império

Resumo

Este artigo contém a transcrição do documento intitulado "Discurso, que no acto da eleição dos primeiros deputados provinciaes recitou no anno de 1834, na igreja parochial da cidade da Victoria o Padre Dr. João Climaco de Alvarenga Rangel". Trata-se do sermão proferido por pároco capixaba, na capital da província do Espírito Santo, na missa que antecedeu à reunião dos eleitores que escolheriam os primeiros representantes da casa legislativa provincial. Após quatro décadas de sua produção original, em 1875, o sermão fora publicado no periódico O Espírito Santense e cuja transcrição oferecemos ao leitor da revista Cantareira. Na introdução, discutiu-se o papel dos sermões na esfera eleitoral e sua natureza pedag´ógica no campo político do século XIX. Buscou-se, tamb´ém, apontar os elementos principais presentes no discurso recitado na Vitória oitocentista que buscavam orientar o comportamento dos cidadãos, destacando a absorção dos rituais católicos na liturgia eleitoral para efeito de mobilização e debate político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Motta, K. S. da, & Briel, M. A. (2021). Nos caminhos da justiça e da retidão: sermão da primeira eleição da Assembleia Legislativa Provincial do Espírito Santo (1834). Revista Cantareira, (35). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/49641