A primeira Assembleia Continental Guarani
um movimento indígena na história contemporânea
Palavras-chave:
História contemporânea, Movimentos indígenas, Pensamento latino-americanoResumo
Este artigo discute uma possibilidade de abordagem teórico-metodológica da história contemporânea do movimento Guarani e seu caráter transnacional. A partir da primeira Assembleia Continental Guarani, que ocorreu em São Gabriel, no Rio Grande do Sul, em 7 de fevereiro de 2006, consideramos uma bibliografia interdisciplinar e utilizamos o documento final redigido após esse evento como fonte privilegiada para o estudo do protagonismo indígena na construção de um possível regionalismo dos povos na América latina e Caribe. Nossa hipótese é observar o protagonismo dos povos Guarani, em condições determinadas, enquanto sujeito histórico e ator das relações internacionais nesta região. As considerações finais deste trabalho apontam para o potencial das contribuições do pensamento latino-americano e caribenho para a discussão acerca deste assunto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre