A primeira Assembleia Continental Guarani

um movimento indígena na história contemporânea

Autores

  • Edson Dos Santos Junior UNILA

Palavras-chave:

História contemporânea, Movimentos indígenas, Pensamento latino-americano

Resumo

Este artigo discute uma possibilidade de abordagem teórico-metodológica da história contemporânea do movimento Guarani e seu caráter transnacional. A partir da primeira Assembleia Continental Guarani, que ocorreu em São Gabriel, no Rio Grande do Sul, em 7 de fevereiro de 2006, consideramos uma bibliografia interdisciplinar e utilizamos o documento final redigido após esse evento como fonte privilegiada para o estudo do protagonismo indígena na construção de um possível regionalismo dos povos na América latina e Caribe. Nossa hipótese é observar o protagonismo dos povos Guarani, em condições determinadas, enquanto sujeito histórico e ator das relações internacionais nesta região. As considerações finais deste trabalho apontam para o potencial das contribuições do pensamento latino-americano e caribenho para a discussão acerca deste assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Dos Santos Junior, UNILA

Historiador, formado pela Universidade Federal de São Paulo, especialista em Ensino de História, América Latina e Relações Internacionais Contemporâneas. É mestrando em História, além de graduando em Relações Internacionais e Integração, na Universidade Federal da Integração Latino-americana. Interessa-se por temas como desenvolvimento, fronteiras, migrações, regionalismos e territorialidades.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0197-5868

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1616289977385880 

Downloads

Publicado

2022-02-12

Como Citar

Dos Santos Junior, E. (2022). A primeira Assembleia Continental Guarani: um movimento indígena na história contemporânea. Revista Cantareira, 1(36). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/49879