Quando o mito veste a toga
A representação da operação Lava Jato e a construção dos atores de justiça, nas páginas da revista semanal Veja (2014 – 2015)
Palavras-chave:
Lava Jato, imprensa, VejaResumo
Esta pesquisa tem por objetivo analisar a narrativa construída sobre a operação Lava Jato e o papel dos atores de justiça na investigação federal, a partir da lente jornalística da revista semanal Veja. Pretende-se compreender que tipos de símbolos, estereótipos e figuras foram mobilizados – ou ocultados – para criar a representação sobre o evento. O estudo foi desenvolvido a partir da análise da literatura especializada, com destaque a obra de Luís Felipe Miguel (2011) e Daniele Silva (2017) no que compete ao conceito de “mito político”. O corpus documental foi composto por edições da revista semanal Veja, entre os anos de 2014 – 2015. Por meio do estudo, foi possível compreender que a narrativa proposta pela revista Veja, em certa medida, espelha alguns estereótipos da narrativa mítica, responsáveis por projetar uma representação dicotômica sobre o acontecimento, ainda em disputa no âmbito público.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre



