Quando o mito veste a toga

A representação da operação Lava Jato e a construção dos atores de justiça, nas páginas da revista semanal Veja (2014 – 2015)

Autores

  • Larissa Vanzela Morais Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Alana Vanzela Morais Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Palavras-chave:

Lava Jato, imprensa, Veja

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar a narrativa construída sobre a operação Lava Jato e o papel dos atores de justiça na investigação federal, a partir da lente jornalística da revista semanal Veja. Pretende-se compreender que tipos de símbolos, estereótipos e figuras foram mobilizados – ou ocultados – para criar a representação sobre o evento. O estudo foi desenvolvido a partir da análise da literatura especializada, com destaque a obra de Luís Felipe Miguel (2011) e Daniele Silva (2017) no que compete ao conceito de “mito político”. O corpus documental foi composto por edições da revista semanal Veja, entre os anos de 2014 – 2015. Por meio do estudo, foi possível compreender que a narrativa proposta pela revista Veja, em certa medida, espelha alguns estereótipos da narrativa mítica, responsáveis por projetar uma representação dicotômica sobre o acontecimento, ainda em disputa no âmbito público.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2025-08-21

Edição

Seção

Artigos Livres

Como Citar

Quando o mito veste a toga : A representação da operação Lava Jato e a construção dos atores de justiça, nas páginas da revista semanal Veja (2014 – 2015). (2025). Revista Cantareira, 1(40). https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/54141