Subversivo e Libertador :O Percurso do Rock Nacional Argentino (1965-1982)
Palavras-chave:
Rock Nacional; Argentina; Ditadura Militar;Resumo
Neste artigo, recorreremos a uma aproximação ao gênero do rock no contexto argentino, buscando compreender de que modo esse estilo musical influiu na História social, cultural e política argentina ao longo das três primeiras décadas da segunda metade do século XX, na medida em que influenciava o comportamento, a mentalidade, no mercado fonográfico e nos anseios de uma geração que emergia como cada vez mais importante na cena pública do país: a juventude. Busca-se, ademais, compreender como esse estilo musical foi um importante canal de expressão e meio de articulação de espaços de participação da juventude na vida cultural e política de seu país, em meio a contextos de crescente hostilidade para com a livre manifestação da juventude. Nesse sentido, se dará importância ao seu papel na resistência e formação de uma nova identidade comportamental ao longo do período da ditadura da Junta Militar, entre os anos de 1976 e 1983, e finalmente, no contexto da crise das Malvinas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre