Peste Negra en Lisboa no año de 1569
El Breue Summario e a atuação da Ordem dos Dominicos
Palabras clave:
Peste Negra; Portugal; Orden de los Dominicos; Lisboa; Caridad.Resumen
Este artículo se destina a estudiar a Peste Negra, este caso, a Grande Peste de Lisboa de 1569. Para esto, será flexionado a su eventualidad entre 1348, año de surgimiento de pestança no continente europeo, con el año de una de sus ocorrências em Lisboa, no referida el año de 1569. Será dada en fase aos aspectos religiosos corrientes da Contaminação, uma vez que uma das consequências é a desestabilização religiosa que a mesma provoca. Para esto, será disponible la atuação da Ordem dos Dominicos a través del estudio del Breue Summario, texto de un dominicano anônimo que presenta el desarrollo de dos frades pregadores dentro de este contexto epidémico.
Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2025-08-21
Número
Sección
Artigos Livres
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre
Cómo citar
Peste Negra en Lisboa no año de 1569: El Breue Summario e a atuação da Ordem dos Dominicos. (2025). Revista Cantareira, 1(40). https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/66208



