A Peste Negra em Lisboa no ano de 1569
O Breue Summario e a atuação da Ordem dos Dominicanos
Palavras-chave:
Peste Negra; Portugal; Ordem dos Dominicanos; Lisboa; Caridade.Resumo
Este artigo se destina a estudar a Peste Negra, neste caso, a Grande Peste de Lisboa de 1569. Para isto, será flexionado a sua eventualidade entre 1348, ano de surgimento da pestança no continente europeu, com o ano de uma de suas ocorrências em Lisboa, no referido ano de 1569. Será dada ênfase aos aspectos religiosos decorrentes da contaminação, uma vez que uma das consequências é a desestabilização religiosa que a mesma provoca. Para isso, será avaliada a atuação da Ordem dos Dominicanos através do estudo do Breue Summario, texto de um dominicano anônimo que apresenta o desenvolvimento dos frades pregadores dentro deste contexto epidêmico.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2025-08-21
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre
Como Citar
A Peste Negra em Lisboa no ano de 1569 : O Breue Summario e a atuação da Ordem dos Dominicanos. (2025). Revista Cantareira, 1(40). https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/66208



