A mulher grega como "sacrificadora"
Abstract
Neste artigo propomos uma reflexão acerca do termo ‘transgressão’ e sua relação com o papel desempenhado pela mulher grega no sacrifício. O conceito de ‘transgressão’ remete a atitude de ir além dos limites socialmente permitidos, independentemente da consciência ou da intenção do ‘transgressor’. Por meio da análise da atuação de Clitemnestra na ‘Oréstia’ de Ésquilo, cujo assassínio de Agamêmnon é comparado a um sacrifício, procuramos refletir se o fato de assumir o papel de ‘sacrificadora’ seria uma demonstração de ‘transgressão’ às normas religiosas estabelecidas pela sociedade grega.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-02-05
Issue
Section
Dossier
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre
How to Cite
A mulher grega como "sacrificadora". (2019). Revista Cantareira, 22. https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/27768



