As ruínas na narrativa histórica: interrupções e recomeços perpétuos à luz das estrelas e entre os espelhos
Palabras clave:
Canudos; Literatura; HistóriaResumen
A partir de exemplos (literários e factuais) do combate de forças hegemônicas contra aqueles cuja organização material distinguiu-se da normatividade produtiva, questionamos como as ações de transformação do espaço e a violência contra determinados grupos podem impedir o avivamento da memória. Contudo, paradoxalmente, sugerimos que, em função do arruinamento, o agente histórico se utiliza dos fragmentos para narrar e, assim, escrever sobre o passado, sobre os dias de hoje e mesmo do amanhã. Este artigo, dessa forma, pensa a relação entre os interditos e a possibilidade de historicização a partir de duas metodologias de análise: a teoria da constelação de Walter Benjamin e a alegoria dos espelhos de Salomão, desenvolvida pelo Pe. Vieira, que estabelecem relações entre fatos cronologicamente apartados e nos permitem desenvolver vínculos para compreender aqueles episódios cujas evidências foram obliteradas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre



