O Ensino de História Local e Regional
Possibilidades e Desafios no Currículo de História de São Francisco de Itabapoana
Palabras clave:
Ensino de História, História Regional, Currículo, Educação Básica, Prática de pesquisaResumen
Este artigo propõe um diálogo entre Prática Pedagógica, Ensino de História, Memória e Currículo. Logo, trabalhar-se-á com os conceitos de História Local, História Regional e Consciência Histórica a fim de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem em História no município de São Francisco de Itabapoana – RJ. Vale ressaltar que o presente artigo se trata de uma proposta de trabalho com a História Local e Regional nas aulas de História e não uma experiência já realizada em sala de aula. Em síntese, buscamos refletir sobre os aspectos relativos ao ensino de História Local e Regional como metodologia de ensino alinhada à parte diversificada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a legislação educacional brasileira. Logo, visamos investigar, também, sua relevância, aplicabilidade e possibilidades de abordagem em sala de aula. Para compor a base documental desta pesquisa, valemo-nos dos seguintes normativos: LDB (1996), PCN (1998), DCN (2010), BNCC (2018) e o currículo mínimo da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de São Francisco de Itabapoana (2020). Por este caminho analítico, concluímos que o currículo de História do município está alinhado à BNCC, levando em consideração a parte geral obrigatória e a parte diversificada da base. Logo, este artigo buscou a proposição de práticas pedagógicas que articulassem o currículo oficial ao debate sobre a História Local e Regional, valendo-se, para isso, da utilização de relatos de viajantes e naturalistas do século XIX; bem como de obras e pinturas de artistas do município.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre



