O Ensino de História Local e Regional

Possibilidades e Desafios no Currículo de História de São Francisco de Itabapoana

Autores

Palavras-chave:

Ensino de História, História Regional, Currículo, Educação Básica, Prática de pesquisa

Resumo

Este artigo propõe um diálogo entre Prática Pedagógica, Ensino de História, Memória e Currículo. Logo, trabalhar-se-á com os conceitos de História Local, História Regional e Consciência Histórica a fim de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem em História no município de São Francisco de Itabapoana – RJ. Vale ressaltar que o presente artigo se trata de uma proposta de trabalho com a História Local e Regional nas aulas de História e não uma experiência já realizada em sala de aula. Em síntese, buscamos refletir sobre os aspectos relativos ao ensino de História Local e Regional como metodologia de ensino alinhada à parte diversificada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a legislação educacional brasileira. Logo, visamos investigar, também, sua relevância, aplicabilidade e possibilidades de abordagem em sala de aula. Para compor a base documental desta pesquisa, valemo-nos dos seguintes normativos: LDB (1996), PCN (1998), DCN (2010), BNCC (2018) e o currículo mínimo da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de São Francisco de Itabapoana (2020). Por este caminho analítico, concluímos que o currículo de História do município está alinhado à BNCC, levando em consideração a parte geral obrigatória e a parte diversificada da base. Logo, este artigo buscou a proposição de práticas pedagógicas que articulassem o currículo oficial ao debate sobre a História Local e Regional, valendo-se, para isso, da utilização de relatos de viajantes e naturalistas do século XIX; bem como de obras e pinturas de artistas do município.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daiana Junqueira Moreira, Universidade Federal Fluminense

    Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense (2020; 2021). Possui especialização em Docência e Prática de Ensino em História (2022) e Educação Especial e Inclusiva (2022). Pós-graduada em Práticas Pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2023). Professora efetiva da Secretaria Estadual de Educação da Bahia. Tem experiência nas áreas de pesquisa em História Agrária, Regional e Ensino de História, atuando nos seguintes temas: História do trabalho rural; Movimentos sociais no campo; Educação e Currículo.

Downloads

Publicado

2025-08-21

Edição

Seção

Artigos Livres

Como Citar

O Ensino de História Local e Regional: Possibilidades e Desafios no Currículo de História de São Francisco de Itabapoana. (2025). Revista Cantareira, 1(40). https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/67318