Como a democracia em Weimar morreu: antirrepublicanismo e corrosão da democracia na Alemanha e a ascensão do Nazismo

Autores/as

  • Karina Fonseca Soares Rezende Universidade Federal de Minas Gerais

Resumen

O presente artigo pretende perceber como os discursos e práticas políticas antirrepublicanas e antidemocráticas na Alemanha ao longo da República de Weimar (1919-1933) foram fundamentais para a derrocada do regime e a ascensão de forças autoritárias. Será observado como o processo de descrédito e desmoralização política das instituições republicanas tornaram possível a consolidação do nazismo e a emergência de elementos totalitários no campo político institucional e entre figuras políticas tradicionais. Para tal, a obra Como as Democracias Morrem (2018) será um importante meio de pensar categorias de análise e os passos que levaram a primeira república da Alemanha ruir.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karina Fonseca Soares Rezende, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018), é mestranda na linha de História e Culturas políticas no Programa de Pós-Graduação em História da UFMG (PPGH-UFMG) com pesquisa sobre os sermões do pastor luterano Dietrich Bonhoeffer. É fundadora e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Autoritarismo e Totalitarismo da UFMG (NEPAT-UFMG). Seu foco de pesquisa centra-se nas relações entre religião e política na Alemanha Nazista, pensando formas de contestação e legitimação do totalitarismo a partir do discurso religioso. Tem como principais áreas de interesse a História das Religiões, História da Teologia, História do protestantismo, República de Weimar, Alemanha Nazista, resistência religiosa, totalitarismo e história do século XX.

##submission.downloads##

Publicado

2020-05-28

Cómo citar

Rezende, K. F. S. (2020). Como a democracia em Weimar morreu: antirrepublicanismo e corrosão da democracia na Alemanha e a ascensão do Nazismo. Revista Cantareira, (33). Recuperado a partir de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/40399

Número

Sección

Dossiê Temático