A primeira Assembleia Continental Guarani

um movimento indígena na história contemporânea

Autores/as

  • Edson Dos Santos Junior UNILA

Palabras clave:

História contemporânea, Movimentos indígenas, Pensamento latino-americano

Resumen

Este artigo discute uma possibilidade de abordagem teórico-metodológica da história contemporânea do movimento Guarani e seu caráter transnacional. A partir da primeira Assembleia Continental Guarani, que ocorreu em São Gabriel, no Rio Grande do Sul, em 7 de fevereiro de 2006, consideramos uma bibliografia interdisciplinar e utilizamos o documento final redigido após esse evento como fonte privilegiada para o estudo do protagonismo indígena na construção de um possível regionalismo dos povos na América latina e Caribe. Nossa hipótese é observar o protagonismo dos povos Guarani, em condições determinadas, enquanto sujeito histórico e ator das relações internacionais nesta região. As considerações finais deste trabalho apontam para o potencial das contribuições do pensamento latino-americano e caribenho para a discussão acerca deste assunto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edson Dos Santos Junior, UNILA

Historiador, formado pela Universidade Federal de São Paulo, especialista em Ensino de História, América Latina e Relações Internacionais Contemporâneas. É mestrando em História, além de graduando em Relações Internacionais e Integração, na Universidade Federal da Integração Latino-americana. Interessa-se por temas como desenvolvimento, fronteiras, migrações, regionalismos e territorialidades.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0197-5868

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1616289977385880 

##submission.downloads##

Publicado

2022-02-12

Cómo citar

Dos Santos Junior, E. (2022). A primeira Assembleia Continental Guarani: um movimento indígena na história contemporânea. Revista Cantareira, 1(36). Recuperado a partir de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/49879