A Teoria do Conhecimento na Modernidade: Um Percurso Teórico

Autores

  • Vicente Eduardo Ribeiro Marçal Professor Assistente do Departamento de Filosofia da Fundação Universidade Federal de Rondônia.

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu14i1.p294

Palavras-chave:

azão, Subjetividade, Conhecimento, Modernidade.

Resumo

O acesso à informação na contemporaneidade gera uma falsa ilusão de que acumulo de informação é conhecimento. A Filosofia nos possibilita um olhar crítico e questionador que impede tal ilusão, contudo precisa, constantemente, responder à questão: como se dá o conhecimento? Nossa intenção, no presente artigo, pauta-se em reconstruir a trajetória da Teoria do Conhecimento na Modernidade, como um percurso teórico, que nos permite compreender o pensamento filosófico em que a Razão e Subjetividade ocupam a centralidade e também são criticadas. Pois, acumulo de informação não é sinônimo de conhecimento; existe uma necessidade de fundamentar de forma coerente um conhecimento possível que tenha implicações para o mundo da vida.

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Publicado

2013-10-16

Como Citar

Ribeiro Marçal, V. E. (2013). A Teoria do Conhecimento na Modernidade: Um Percurso Teórico. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 14(1), 19-41. https://doi.org/10.22409/conflu14i1.p294

Edição

Seção

Artigos