É na Lota ou à Candonga? Notas sobre a venda de peixes na costa portuguesa

Autores

  • José Colaço Dias Colaço Dias Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu15i1.p327

Palavras-chave:

Pesca Artesanal, Mercado, Racionalidade

Resumo

O artigo apresenta a etnografia da venda de peixes na costa portuguesa, tomando como caso paradigmático as práticas comerciais dos pescadores artesanais da Carrasqueira, povoado localizado no estuário do Rio Sado. As três modalidades de venda aqui apresentadas revelam a complexidade das relações estabelecidas entre pescadores, compradores e agências do estado português. Com base em um trabalho de campo intensivo no qual foi possível observar e participar in locu das atividades comerciais, o artigo tenta expor, de modo sintético, o ponto de vista dos pescadores artesanais da Carrasqueira sobre a venda de peixes e o calculo realizado por eles que justificam suas opções por determinadas modalidades de acordo com cada situação específica.

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Biografia do Autor

José Colaço Dias Colaço Dias, Universidade Federal Fluminense

José Colaço é professor adjunto no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) no polo de Campos dos Goytacazes. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005), Mestre (2007) e Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2012), tem se dedicado ao estudo de povoados pesqueiros e conflitos em áreas de interesse ecológico. Sua atuação docente tem como principais temáticas as áreas de Teoria Antropológica, Teoria Sociológica e Metodologia de Pesquisa Empírica. Também é pesquisador associado do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisa - NUFEP-INCT-InEAC/UFF. Participou, entre os anos de 2010 e 2011, do Convênio CAPES-FCT Modernidade e Justiça: controvérsias, causas públicas e participação política numa perspectiva comparada Portugal/Brasil e desenvolveu pesquisa empírica no litoral lusitano em povoados de pescadores artesanais. Entre 2012 e 2013 desenvolveu, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF), seu projeto de pós-doutorado no qual desempenhou atividades docentes e realizou etnografia nos mercados metropolitanos de economia popular no estado do Rio de Janeiro, com especial atenção para as estruturas de produção e circulação do pescado bem como dos fenômenos sociais e políticos daí decorrentes.

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Publicado

2013-06-06

Como Citar

Colaço Dias, J. C. D. (2013). É na Lota ou à Candonga? Notas sobre a venda de peixes na costa portuguesa. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 15(1), 23 - 32. https://doi.org/10.22409/conflu15i1.p327

Edição

Seção

Artigos