Nação imaginária e nação imaginada: sobre alguns paradoxos da questão nacional em França

Autores

  • Hubert Peres CEPEL- Université Montpellier 1

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu15i2.p313

Resumo

Onde está a « questão nacional » em França? Não há resposta única a esta questão, que encobre na verdade um emaranhado de problemáticas. A Nação, que a Revolução Francesa fez entrar na história política, é um pouco de tudo: um principio de legitimação dos governantes (pretendendo representar, quem sabe encarnar, a nação); uma definição do substrato da comunidade  política (culminando sob a forma do Estado-Nação); um modo de identificação dos indivíduos (que se definem, ou não, e mais ou menos parcialmente, pela referência à esta pertença comum); um duplo processo social de homogeneização e de diferenciação que, segundo a lição de Marcel Mauss, « faz com que o comportamento de um francês pareça menos com o comportamento de um inglês que o comportamento de um algonquino àquele de um índio da Califórnia »; um valor mobilizado nas representações, nas ideologias e no combate político; etc. Em suma, convém distinguir a « nação imaginária », que condensa as representações politicamente dominantes da nação, e a « nação » imaginada, no sentido que Benedict Anderson da a sua « comunidade imaginada »: um todo social unido pelo sentimento de pertença comum entre os indivíduos que não podem se conhecer pessoalmente. Em França, talvez mais que alhures, as relações entre a nação imaginária (vinda do movimento revolucionário) e a nação imaginada (construída na longa duração) são historicamente ao mesmo tempo estreitas, sólidas e contraditórias. E estes laços complexos, senão paradoxais, estão novamente postos à prova pela diversidade sócio-cultural acompanhando a imigração contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hubert Peres, CEPEL- Université Montpellier 1

Catedrático de Ciencia Política (Professeur Agrégé des Universités de Science Politique) en la Universidad Montpellier I.

Director del CEPEL (Centros de Estudios Políticos de Europa Látina) CNRS UMR 5112

Downloads

Publicado

2013-12-04

Como Citar

Peres, H. (2013). Nação imaginária e nação imaginada: sobre alguns paradoxos da questão nacional em França. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 15(2), 102 - 120. https://doi.org/10.22409/conflu15i2.p313

Edição

Seção

Artigos