REDISTRIBUIR POR MEIO DO DIREITO UMA REFLEXÃO HERMENÊUTICA SOBRE OS CONFLITOS AGRÁRIOS DISTRIBUTIVOS

Autores

  • Maria Cristina Vidotte Blanco Tarrega Professora Titular na Universidade Federal de Goiás e Professora na Universidade de Ribeirão Preto.

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu16i2.p387

Resumo

O tema proposto para o debate – “Redistribuir pelo direito?” – nos indica uma função do direito e, portanto, uma abordagem funcional do jurídico – ou do direito, ou da justiça. Isso não afasta uma ideia de construção de sentido do direito no interpretar, portanto hermenêutica. Esse conjugar de propostas é sobremaneira relevante numa reflexão a respeito da justiça nos conflitos agrários distributivos. Para tal faremos uma incursão sobre a que versa a respeito do caráter funcional do direito ou, numa perspectiva funcional, seu caráter meramente instrumental. Nesse mesmo enfoque funcional, discute-se sua possibilidade distributiva e o cabimento da redistribuição para o direito. Ainda, a redistribuição se realiza no judiciário? Notadamente no âmbito do direito agrário, tentamos pensar como se concretiza a redistribuição no campo da interpretação/aplicação ou na construção do sentido do direito, nas narrativas da jurisdição, no momento da composição e da solução do conflito distributivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Vidotte Blanco Tarrega, Professora Titular na Universidade Federal de Goiás e Professora na Universidade de Ribeirão Preto.

Mestre e Doutora em Direito pela PUCSP, Professora Titular na Universidade Federal de Goiás e Professora na Universidade de Ribeirão Preto.Mestre e Doutora em Direito pela PUCSP, Professora Titular na Universidade Federal de Goiás e Professora na Universidade de Ribeirão Preto.

Referências

ANDRADE, Christiano José de Andrade. Hermenêutica Jurídica no Brasil. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 1991.

BETTI, Emilio. Diritto, Método, Ermeneutica. Milano: Giuffrre, 1991.

___________. Teoria generalle della interpretazione. Milano, s.p.c., 1955.

BLEICHER, Josef. Hermenêutica Contemporánea. Lisboa – Rio de Janeiro: Edições 70, 1992.

GADAMER, Hans Georg. A universalidade do problema hermenêutico. In BLEICHER. Hermenêutica contemporânea. Lisboa – Rio de Janeiro: Edições 70, 1992, p.181/197.

GADAMER, Hans Georg. Verdade e Método. Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 1997.

GENY, François. Methode d'Interpretation et Sources en Droit Prive Positif. 2 vol. Reimp. 2. ed. Paris: LGDJ, 1995.

HABERMAS, Jürgen. A pretensão da hermenêutica à universalidade. in BLEICHER. Hemenêutica Contemporânea. Lisboa – Rio de Janeiro: Edições 70, 1972.

LINHARES, Jose Manuel de Aroso. Lições de Teoria do Direito. FD UC 2009.

__________Constelação de discursos ou sobreposição de comunidades interpretativas? A caixa negra do pensamento jurídico contemporâneo, Porto, Edição do Instituto da Conferência, Março 2007.

__________A representação metanormativa do(s) discurso(s) do juiz : o “testemunho” crítico de um “diferendo”? 2007.

LEVY, David. A identidade narrativa. Conhecer a si mesmo é narrar sua história. Mente Cérebro e Filosofia.sec.XX. v.11. São Paulo: Duetto, 2007.

MIALLIE, Michel. Pour introduire Le Seminaire Tiradentes 2012. Tiradentes, 2012.

_________A. Metodologia Jurídica: Problemas fundamentais. Coimbra, Portugal: Coimbra Editora, 1993.

_________ Actual Problema Metodológico da Interpretação Jurídica. Vol. 1. Coimbra, 2006.

_________O Direito interrogado pelo presente na perspectiva do futuro.in NUNES, Antonio José Avelãs e COUTINHO, Jacinto Nelson de Miranda.O direito e o futuro, o futuro do direito. Coimbra, Almedina, 2008.

OBSERVATÓRIO DA JUSTIÇA. OBSERVATÓRIO DOS CONFLITOS DO CAMPO. CES América Latina. Mestrado em Direito Agrário. UFG. 2011.

PALMER, Richard E. Hermenêutica. Lisboa - Rio de Janeiro: Edições 70, 1999.

RICOEUR, Paul. A metáfora viva. São Paulo: Edições Loyola, 2000

_________ Tempo e Narrativa. T.1 e 3. Campinas: Papirus, 1994.

_________. Existência e hermenêutica. In BLEICHER, Hermenêutica Contemporânea. Lisboa – Rio de Janeiro, 1992, p.327/352.

STRECK, Lenio Luiz. Hermenêutica jurídica e(m) crise: uma exploração hermenêutica da construção do direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 1999.

Downloads

Como Citar

Tarrega, M. C. V. B. REDISTRIBUIR POR MEIO DO DIREITO UMA REFLEXÃO HERMENÊUTICA SOBRE OS CONFLITOS AGRÁRIOS DISTRIBUTIVOS. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 16(2), 48-60. https://doi.org/10.22409/conflu16i2.p387

Edição

Seção

Dossiê