A invisibilidade dos conflitos religiosos e as formas de administração de conflitos pelos mediadores em um Juizado Especial Criminal

Autores

  • Victor Cesar Torres de Mello Rangel Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu16i3.p378

Palavras-chave:

Administração de conflitos religiosos, moralidades, mediação

Resumo

Esta proposta de comunicação tem o intuito de descrever e analisar as práticas de administração de conflitos envolvendo questões religiosas pelos mediadores em um Juizado Especial Criminal (JECrim) do município de São Gonçalo. As investigações de campo foram realizadas a partir da “participação observante” (WACQUANT: 2008), tendo em vista que optei por atuar como um mediador. Para tal, participei do Curso de Formação de Mediadores da Escola de Administração Judiciária, responsável pela formação desses profissionais no Estado do Rio de Janeiro. Este curso e o trabalho de campo neste juizado constituem partes das reflexões da minha dissertação de mestrado, que se preocupou em analisar como a conciliação e a mediação são operadas em dois JECrims e quais os valores, estratégias e códigos de conduta empregados pelos conciliadores e mediadores na condução dos casos de intolerância religiosa. Nesse paper, me preocupo em discutir como os mediadores administram esses conflitos religiosos, já que, teoricamente, a mediação seria mais adequada a lidar com os sentimentos das partes envolvidas no conflito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Cesar Torres de Mello Rangel, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Antropologia pela Federal Fluminense. Pesquisador do Núcleo Fluminense de Estudos e pesquisas - NUFEP/UFF e Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos - INCT/InEAC. Bolsista de doutorado financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Referências

Referências Bibliográficas

AMORIM, M. S.; KANT DE LIMA, R.; BURGOS, M. B. (orgs.) Juizados Especiais Criminais, sistema judicial e sociedade no Brasil: ensaios interdisciplinares. Niterói, Intertexto, 2003.

BOURDIEU P. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ. R, (rganizador). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática; 1994.

CAILLÉ, A. (1998), "Nem holismo nem individualismo metodológicos: Marcel Mauss e o paradigma da dádiva". Revista Brasileira de Ciências Sociais, 38 (13): 5-37.

CARDOSO DE OLIVEIRA. “Existe violência sem agressão moral?”. Revista Brasileira de Ciências Sociais - VOL. 23 No 136 . 67, 2008. http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v23n67/10.pdf

____________________. Direito Legal e Insulto Moral. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

____________________. & OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. Ensaios Antropológicos Sobre Moral e Ética. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.

EILBAUM, Lucia. “Só por formalidade”: a interação entre os saberes antropológico, judicial e jurídico em um “juicio penal”. Paper apresentado no XI CONLAB, Salvador Bahia, 2011.

GARAPON, Antoine. Julgar nos Estados Unidos e na França. Cultura Jurídica Francesa e Common Law em uma perspectiva comparada. Rio de Janeiro, Lumen Juris, 2008.

GEERTZ, Clifford. O Saber Local. Novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis, Vozes, 2002.

GUEDES, Simoni Lahud. O saber prático e o ensino profissionalizante para os trabalhadores do Rio de Janeiro – Brasil. In: III CONGRESSO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGIA DEL TRABAJO, 2000.

HAROCHE, C. & VATIN, J-C. (orgs.). (1998), La considération. Paris, Deselée de Brouwer.

HONNETH, A. (1996), The struggle for recognition: the moral grammar of social conflicts. Cambridge, Mass., MIT Press.

KANT DE LIMA, Roberto. A Polícia da Cidade do Rio de Janeiro: seus dilemas e paradoxos. Editora Forense. 1995.

_______________. Ensaios de Antropologia e de Direito: Acesso à Justiça e Processos Institucionais de Administração de Conflitos e Produção da Verdade Jurídica em uma Perspectiva Comparada. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.

_______________.Roberto e LUPETI, Barbara. O desafio de realizar pesquisa empírica no Direito: uma contribuição antropológica, paper apresentado no 7º encontro da ABCP - Associação Brasileira de Ciência Política, 04 a 07 de agosto de 2010, Recife/Pernambuco.

NADER, Laura. A civilização e seus negociadores: a harmonia como técnica de pacificação. Conferência de abertura da XIX Reunião da Associação Brasileira de Antropologia, Niterói: ABA/PPGACP-UFF, 1994.

TAYLOR, C. "The politics of recognition", in A. Gutmann (org.), Multiculturalism and "The politics of recognition", New Jersey, Princeton University Press, pp. 25-73, 1994.

Downloads

Publicado

2014-11-20

Como Citar

Rangel, V. C. T. de M. (2014). A invisibilidade dos conflitos religiosos e as formas de administração de conflitos pelos mediadores em um Juizado Especial Criminal. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 16(3), 151-172. https://doi.org/10.22409/conflu16i3.p378

Edição

Seção

Artigos