Queixas duplas: violência de gênero e prática policial em uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher

Autores

  • Paola Stuker Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu18i3.p472

Palavras-chave:

prática policial, delegacia da mulher, relações de gênero.

Resumo

A criação de delegacias especializadas de atendimento às mulheres e a criminalização das violências domésticas e familiares sofridas por estas através da Lei Maria da Penha, embora apresentem significativos avanços no enfrentamento a esta problemática no Brasil, não garantem a efetividade dessas ações se os profissionais que trabalham nesta área não forem preparados em questões de gênero. Nesta pesquisa, investigaram-se as práticas policiais e as dinâmicas dos registros das queixas em uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, através de observações dos registros de ocorrência e de depoimentos das mulheres denunciantes. A ênfase deste trabalho consiste em uma abordagem que busca compreender os elementos formais e informais que influenciam a aplicação da Lei Maria da Penha no espaço da delegacia, visto que o campo policial é perpassado por aspectos simbólicos, sociais e culturais, que reproduzem uma determinada moralidade. Identificou-se que o despreparo para atuação em casos de violência de gênero por parte de alguns profissionais e a cultura repressiva faz da prática policial mais um motivo de queixa das mulheres, paralelo às violências que estas foram à delegacia denunciar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola Stuker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda e Mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Cientista Social pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrante do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania (GPVC-UFRGS). E-mail: stukerp@gmail.com

Referências

BECKER, Howard. 2008. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Zahar.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 11.340, de 07 de agosto de 2006, Lei Maria da Penha. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/_Ato20042006/2006/Lei/ L11340.htm>. Acesso em: março de 2014.

IZUMINO, Wânia Pasinato. 1998. Justiça e violência contra a mulher: o papel do sistema judiciário na solução dos conflitos de gênero. São Paulo: Annablume/FAPESP.

KANT DE LIMA, Roberto. 1989. “Cultura Jurídica e Práticas Policiais”: a tradição inquisitorial. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v.10, n.4, p.65-84.

____________________. 2004. “Os cruéis modelos jurídicos de controle social”. Insight Inteligência, ano VI, n. 25, p. 131-147.

MACHADO, Lia Zanotta. 2002. “Atender vítimas, criminalizar violências”: dilemas das delegacias da mulher. Série Antropologia, n. 319.

MUNIZ, Jacqueline; PROENÇA JÚNIOR, Domício. 2014. “Mandato Policial”. In: LIMA, Renato Sérgio de; RATTON, José Luiz; AZEVEDO, Rodrigo Ghiringhelli de (org.). Crime, Polícia e Justiça no Brasil. São Paulo: Editora Contexto.

PONCIONI, Paula. 2014. “Identidade profissional policial”. In: LIMA, Renato Sérgio de; RATTON, José Luiz; AZEVEDO, Rodrigo Ghiringhelli de (org.). Crime, Polícia e Justiça no Brasil. São Paulo: Editora Contexto.

RIFIOTIS, Theophilos. 2008. “Judiciarização das relações sociais e estratégias de reconhecimento”: repensando a ‘violência conjugal’ e a ‘violência intrafamiliar’. Revista Katál Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 225-236.

SAFFIOTI, Heleieth. 2002. “Violência Doméstica”: questão de polícia e da sociedade. In: Corrêa, M. (org.) Gênero e Cidadania. Campinas-SP, Núcleo de Estudos de Gênero. Pagu/Unicamp, Coleção Encontros.

SCOTT, Joan. 1995. “Gênero”: uma categoria útil de análise histórica. In: Educação e realidade. Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99.

VIEIRA, Miriam Steffen. 2011. Categorias Jurídicas e violência sexual: uma negociação com múltiplos atores. Porto Alegre: Editora UFRGS.

Downloads

Publicado

2017-11-22

Como Citar

Stuker, P. (2017). Queixas duplas: violência de gênero e prática policial em uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 18(3), 117-136. https://doi.org/10.22409/conflu18i3.p472

Edição

Seção

Dossiê