O processo histórico de evolução do direito na Sociologia de Niklas Luhmann
DOI:
https://doi.org/10.22409/conflu19i2.p524Palavras-chave:
teoria dos sistemas, evolução do direito, autopoiesis.Resumo
O presente artigo analisa os elementos centrais da proposta teórica de Niklas Luhmann sobre o processo histórico de diferenciação estrutural do direito moderno no ocidente. Nesse sentido, num primeiro momento, realiza-se um breve inventário das influências da Sociologia funcionalista e seus desdobramentos no pensamento de Luhmann. Em um segundo momento, basicamente a partir de sua obra o Direito da Sociedade, tem-se como ponto de chegada do presente artigo a análise da ideia de evolução como categoria central para a Teoria dos Sistemas de Luhmann, a partir da qual, para este autor, a diferenciação estrutural do direito positivo poderia ser melhor entendida em seu processo histórico de variação.Downloads
Referências
AMADO, Juan Antonio Garcia. A sociedade e o Direito na obra de Niklas Luhmann, In: Arnaud. André-Jean; LOPES JÚNIOR, Dalmir. Niklas Luhmann: do sistema social à sociologia jurídica. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2004, p. 301-344.
CORSI, Giancarlo; ESPOSITO, Elena; BARALDI, Claudio. Glossário sobre la teoria social de Niklas Luhmann. México: Universidade Ibeoamericana: Anthropos, 1996.
DE GIORGI, Raffaele. Luhmann e a teoria jurídica dos anos 70. In: CAMPILONGO, Celso Fernandes. O direito na sociedade moderna. São Paulo: Max limonada, 2000, p.175-195.
ESTEVES, João Pissarra. Niklas Luhmann: uma apresentação. in, N. Luhmann, A Improbabilidade da Comunicação, Lisboa, Vega, 1993
LUHMANN, Niklas. El derecho de la sociedad. Trad. Javier Torres Narfarrante. México: Universidad IberoAmericana, 2002 (Colección Teoria Social).
____. Sociologia do Direito I. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1983.
____. Sociologia do Direito II. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1985.
ROCHA, Leonel Severo (org.). Paradoxos de auto-observação. Percursos da teoria jurídica contemporânea. Curitiba: JM Editora, 1997.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Possuem permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.