A POLÍTICA URBANA BRASILEIRA E O IDEÁRIO CRÍTICO DA REFORMA URBANA INTRODUZIDO NA CONSTITUIÇÃO DE 1988

Autores

  • Elson Manoel Pereira Universidade Federal de Santa Catarinia

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu20i2.p546

Palavras-chave:

Cidade, Reforma Urbana, Estatuto da Cidade

Resumo

A política urbana brasileira antes de 1964 não tinha um caráter nacional. Era episódica e de iniciativa municipal. Em 1962, o governo João Goulart elaborou o Plano Trienal; esse plano foi o primeiro do país a traçar objetivos macroeconômicos e a servir de instrumento para uma política econômica global. Em 1963 e em consonância coma ideia de uma reforma urbana de João Goulart indicada no Plano Trienal, um grupo de arquitetos aponta a necessidade de uma política urbana crítica. Esta iniciativa é interrompida pelo golpe de Estado de 1964, que propõe e executa sua própria política urbana. Com a constituinte, em 1987, o Movimento Nacional pela Reforma Urbana, apresenta uma reflexão crítica e diversa das políticas aplicadas no Brasil até a Constituição de 1988. Um novo marco legal foi proposto e aprovado e uma nova institucionalização implantou-se, buscando maior justiça social e participação do cidadão. Apesar dos avanços, muitos limites se apresentaram nos últimos trinta anos e a conjuntura após 2016 se mostra hostil a uma política urbana distributiva. Este artigo propõe-se analisar criticamente a política urbana que se implantou após a Constituição de 1988, considerando igualmente as políticas que se produziram antes dela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elson Manoel Pereira, Universidade Federal de Santa Catarinia

Engenheiro Civil. Doutor em Urbanismo. Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador da Pós-Graduação em Geografia. Profesor convidado das Universidades de Grenoble e Montreal. Professor da Cátedra CAPES em Ciencias Sociais da Universidade de Coimbra (2016)

Referências

AQUINO, Eneida Mara Moraes Zanella. A Política Urbana no Brasil pós-64. São Paulo: dissertação de mestrado, datilografado, 1990.

BASSUL, José Roberto. “Estatuto da cidade: a construção de uma lei”. In: CARVALHO, Celso Santos, ROSSBACH, Anaclaudia (Org). O Estatuto da Cidade: comentado - The City Statute of Brazil : a commentary. São Paulo: Ministério das Cidades/ Aliança das Cidades, 2010.

BERMAN, Marshal. Tudo que é solido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

BRASIL. Estatuto da Cidade. Brasília: Câmara de Deputados. Coordenação de publicações.2001. Disponível em http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdu/part.html/estatutodacidade. Acesso em 01 de março de 2018.

FONDATION LE CORBUSIER. Carta pessoal de Renato Almeida para Le Corbusier. Document E1 – 1, Rio de Janeiro, 4 abril de 1930.

GRAZIA, Grazia de. “Estatuto da Cidade: uma longa história com vitórias e derrotas”. In: OSÓRIO, Letícia Marques (org.). Estatuto da Cidade e reforma urbana: novas perspectivas para as cidades brasileiras. Porto Alegre: Sergio Antônio Fabris, 2002.

LEME, Maria Cristina da Silva "O Plano de Avenidas e a formação do pensamento urbanístico em São Paulo nas primeiras décadas do século XX", p. 69-76 In : FERNANDES, Ana e GOMES, Marco Aurélio A. de F. Seminário de História Urbana. Salvador: UFBA/Faculdade de Arquitetura; ANPUR, 1992.

LIRA, R. “Entre o legal e o ilegal: direito à cidade”. In: RIBEIRO, A.; VAZ, L. e SILVA, M. Leituras da cidade. Rio de Janeiro: Letra Capital: ANPUR. 2012, pp. 144-156.

PEREIRA, Elson (org). Alegoria da Participação: planos diretores participativos pós-Estatuto da Cidade. Florianópolis: Insular, 2015.

PEREIRA, Elson e PERRIN, Mathieu. ”Le droit à la ville. Cheminements géographique et épistémologique (France – Brésil – International) ”. L'information géographique - Vol. 75,1, 2011.

PEREIRA, Elson. Histoire d’un outil d’amenagement: le zonage. L’exemple d’une ville brésilienne. Tese de doutorado. Grenoble, 1999.

SANTOS Jr. Orlando. “Cidade, cidadania e planejamento urbano: desafios na perspectiva da reforma urbana”. In: FELDMAN, Sarah; FERNANDES, Ana (orgs.). O urbano e o regional no Brasil contemporâneo: mutações, tensões, desafios. Salvador: EDUFBA, 2007. pp. 293-314.

Downloads

Publicado

2018-10-09

Como Citar

Pereira, E. M. (2018). A POLÍTICA URBANA BRASILEIRA E O IDEÁRIO CRÍTICO DA REFORMA URBANA INTRODUZIDO NA CONSTITUIÇÃO DE 1988. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 20(2), 73-87. https://doi.org/10.22409/conflu20i2.p546

Edição

Seção

Artigos