AS MÚLTIPLAS DIMENSÕES DA CRISE URBANA E AS RESTRIÇÕES À PRESENÇA ESPACIAL DE AGENTES CULTURAIS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO DE CASO DA PEDRA DO SAL, RJ.
DOI:
https://doi.org/10.22409/conflu20i2.p551Palavras-chave:
agentes culturais, controle do espaço público, manifestações culturais afrodescendentes, política cultural.Resumo
Este trabalho procura traçar inquietações acerca das relações contemporâneas entre as expressões da cultura e da vida citadina. Pode parecer que esta conexão entre cidade e cultura se apresente como um vetor de celebração, consagração e organicidade pacífica das coletividades humanas, em seu “anseio” pela ordem da vida pública. Contudo, os termos desta relação mostram-se de extrema tensão, por vezes pouco reveladoras de todos os esquecimentos e exclusões que permeiam o cotidiano da cidade. Analisaremos como estudo de caso “A Roda de Samba da Pedra do Sal”, que ocorre no bairro da Saúde, Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro. Fundada há uma década, a Roda de Samba da Pedra do Sal carrega, em seu nome de batismo, um testemunho do patrimônio cultural afro-brasileiro e da história urbana da cidade. Observamos a relação entre a acumulação do capital no espaço urbano e as políticas de ordenamento espacial perante as produções culturais no espaço público; e, analisamos que estas ações de controle às expressões culturais tradicionais e genuínas explicitam o volume de regras responsáveis pela manutenção de uma ordem social violenta material e simbolicamente, que permeiam o cenário hegemônico contemporâneo do capital financeiro.Downloads
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