A RESERVA LEGAL E AS LEGALIDADES RESERVADAS PARA A REFORMA AGRÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.22409/conflu.v21i2.34711Palavras-chave:
Reforma Agrária, Reserva Legal, Sebastião Lan IIResumo
Neste artigo, pretendemos apresentar dissonâncias entre os conflitos socioambientais e a reforma agrária no Estado do Rio de Janeiro. As idiossincrasias da implementação de um Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS), que nasceu como uma experiência e uma conquista de setores subalternizados, torna-se, no caso estudado, uma decisão do Estado para reordenamento territorial da comunidade rural de Sebastião Lan II. Como uma proposta de cima para baixo, sem participação efetiva dos beneficiários da política de reforma agrária, reapresentamos o acúmulo de uma disputa fundiária, anteriormente formulada pela ideia de contradição entre o paradigma preservacionista e a prática da agricultura familiar. Destaca-se o objetivo de investigar a constituição da Reserva Legal como uma pista de movimentos não aparentes de concentração de terras.
Downloads
Referências
BRANDÃO, C.R. (org). 1981. Pesquisa Participante. Ed. Brasiliense, SP, 3. edição.
CUNHA, Daniela Pinaud de Oliveira. 2017. O Cadastro Ambiental Rural (CAR) como instrumento de planejamento da paisagem rural: um estudo de caso na APA da Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado, RJ. Dissertação. Mestrado. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
DIEGUES, Antonio Carlos. 1996. O Mito da Natureza Intocada. São Paulo: Ed. Hucitec.
LOBATO DA COSTA, Rodolfo Bezerra de Menezes. 2018. Estudo de Caso sobre o Acampamento dos Sem Terra Sebastião Lan II nas Bordas da Rebio de Poço das Antas (RJ): Formas de Não Realização da Reforma Agrária. Doutorado. Tese, Universidade Federal Fluminense.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. 2007. Laudo multidisciplinar em conflito sócio-ambiental: o caso da reforma agrária no entorno da Reserva Biológica de Poço das Antas. Wilson Madeira Filho, Ana Maria Motta Ribeiro, Mônica Cox de Britto Pereira, Dario de Andrade Prata Filho (coordenadores). Série Pesquisas nº2. Niterói: PPGSD-UFF.
WORLD WILDLIFE FUND. 2017. Cartilha Dossiê Brasil. Download: https://d3nehc6yl9qzo4.cloudfront.net/downloads/dossiebrasil_v9_2.pdf, acesso em 10/01/2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Possuem permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.