COLONIALIDADE DO PODER E AS OITO MIL FAMÍLIAS FANTASMA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP)

Autores

  • Cecília Bojarski Pires Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v23i1.41121

Palavras-chave:

Ocupações urbanas. Acesso à moradia. Colonialidade do Poder.

Resumo

O presente artigo pretende - a partir da coleta de dados realizada de forma empírica no ambiente da Ocupação urbana de luta por moradia Povo Sem Medo (PSM) de São Bernardo do Campo (SBC – SP) - desmistificar o argumento amplamente defendido e propagado por moradores vizinhos à Ocupação: a de que a mesma seria uma “invasão fantasma”, uma vez que se tratava de uma Ocupação feita de “barracos” vazios e pequenos. Pretendemos realizar tal análise considerando a categoria de “colonialidade do poder” - calcada por Quijano - e a relação que se estabelece entre ela, ocupantes e  moradores que buscam, a todo tempo, deslegitimar o movimento de ocupação a existência e a causa dos sem-teto.

Palavras-chave: Ocupações urbanas. Acesso à moradia. Colonialidade do Poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecília Bojarski Pires, Universidade Federal Fluminense

Professora de Direito Civil na UNESA (Niterói); Mestre em Direito Constitucional pelo PPGDC-UFF; Especialista em Direito Público (UCAM). Advogada. Bacharel em Direito (UFF)

Referências

ALVES, Giovanni. Ocupar Wall Street...e depois? In: Occupy – movimentos de protesto que tomaram as ruas. São Paulo: Boitempo, 2012.

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO. Mutirão da Vila Comunitária – a força da mulher na construção das 50 casas. São Paulo: CAAP, 1988.

BELLO, Enzo. A Cidadania no constitucionalismo latino-americano. Caxias do Sul: EDUCS, 2012.

BOULOS, Guilherme. De que lado você está? 1ª edição. São Paulo: Boitempo, 2015.

________, Guilherme. Por que ocupamos? 3ª edição. São Paulo: Autonomia Literária, 2015.

________, Guilherme. Estudo sobre a variação de sintomas depressivos relacionados à participação em ocupações de sem-teto em São Paulo. 2017. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, 2017.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2017.

BRASIL. Lei Federal nº 10.257/2001 – Estatuto das Cidades. Brasília: Senado Federal, 2017.

CARNEIRO, Henrique Soares. Rebeliões e ocupações de 2011 In: Occupy – movimentos de protesto que tomaram as ruas. São Paulo: Boitempo, 2012.

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. Centro de Estatísticas e de Informações. Déficit Habitacional no Brasil 2015: resultados preliminares. Belo Horizonte: FJP, 2017.

MOVIMENTO CONTRA A INVASÃO EM SÃO BERNARDO DO CAMPO. MCI. Página no Facebook. Disponível em: https://www.facebook.com/movimentocontrainvasaoemsbc/

MTST. Vitória dos lutadores e lutadoras! In: Revista da Vitória. Secretaria Nacional do MTST, 2017.

MTST, O Formigueiro. São Bernardo do Campo: MTST, outubro de 2017.

PECHANSKI, João Alexandre. Os “ocupas” e a desigualdade econômica. In: Occupy – movimentos de protesto que tomaram as ruas. São Paulo: Boitempo, 2012.

PIRES, Cecília Bojarski. Cidadania ativa e direito à cidade: um estudo empírico sobre a Ocupação Povo Sem Medo de São Bernardo do Campo (SP). 2019. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) – Universidade Federal Fluminense, 2019.

QUENTAL, Paula. Ocupação São Bernardo: retrato do país na era Temer. Revista Carta Capital. São Paulo. 5 dez. 2017. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/blogs/brasil-debate/ocupacao-sao-bernardo-retrato-do-pais-na-era-temer> . Acesso em: 6 dez. 2017.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do Poder, Eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

ROLNIK. Raquel. Guerra dos Lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças. São Paulo: 2015. Boitempo.

Downloads

Publicado

2021-03-30

Como Citar

Pires, C. B. (2021). COLONIALIDADE DO PODER E AS OITO MIL FAMÍLIAS FANTASMA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP). Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 23(1), 28-41. https://doi.org/10.22409/conflu.v23i1.41121

Edição

Seção

Artigos