EXPOSIÇÃO DA NECROPOLÍTICA DO ESTADO BRASILEIRO PELO HIP HOP: Uma análise dos textos de Djonga e Mbembe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v23i1.43438

Palavras-chave:

Racismo, Brasil, Rap, Políticas públicas

Resumo

Em um cenário de violência direta com qual o Brasil convive diariamente, ser uma pessoa de cor é ter em suas costas um alvo constante para políticas estatais que nos fazem lembrar como as estruturas racistas dos tempos de colonização ainda não foram superadas. A música de Djonga, não só como entretenimento, funciona também como um alerta de como autores como Mbembe, ao cunhar o termo necropolítica, estava descrevendo a realidade do nosso Estado. De metodologia jurídico-sociológica, de forma descritiva, o objetivo desse artigo é compreender a situação do Brasil a partir do que Djonga narra em suas músicas utilizando os elementos construídos por Mbembe para interpretar nossa cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Túlio Corraide, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestrando em Direito no programa de pós-graduação Novos Direitos, Novos Sujeitos da Universidade Federal de Ouro Preto. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto. Membro no grupo de pesquisa Ressaber - Grupo de Estudos em Saberes Decoloniais. Advogado.

Downloads

Publicado

2021-03-30

Como Citar

Corraide, M. T. (2021). EXPOSIÇÃO DA NECROPOLÍTICA DO ESTADO BRASILEIRO PELO HIP HOP: Uma análise dos textos de Djonga e Mbembe. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 23(1), 93-108. https://doi.org/10.22409/conflu.v23i1.43438

Edição

Seção

Artigos