ESTUDOS ORGANIZACIONAIS: por uma teorização crítica da empresa a partir do ferramental habermasiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v23i1.45589

Palavras-chave:

Teoria crítica. Estudos organizacionais. Teoria do agir comunicativo. Jürgen Habermas.

Resumo

Os estudos organizacionais, inicialmente vinculados às disciplinas de engenharia e administração, a partir do século XX, adquiri novos significados a partir da incorporação das organizações como objeto de estudo de áreas como a filosofia e a sociologia, haja vista que a natureza complexa e dinâmica da organização impacta diversos segmentos e dimensões da sociedade. Destaque para a filosofia habermasiana que, apesar de não ser originalmente direcionada para o campo da administração, permite que se estenda o arcabouço teórico para outros objetos de estudos, dada a extensão e profundidade da obra de Habermas. Neste contexto, haveria espaço para a construção de uma perspectiva empresarial para além da lógica instrumental-estratégica? De que maneira o ferramental habermasiano pode contribuir para a teorização crítica da empresa?  O objetivo consiste em perquirir na teoria do agir comunicativo habermasiana um aporte teórico capaz de construir uma teoria crítica organizacional. A natureza da pesquisa é inicial, valendo-se do procedimento metodológico dedutivo e da técnica de revisão bibliográfica. O primeiro tópica versa sobre uma abordagem multidisciplinar da teoria das organizações para além dos aspectos tradicionais. O segundo discorre sobre a filosofia habermasiana e os principais conceitos operacionais da teoria do agir comunicativo. Por fim, o terceiro perquire sobre a teorização crítica da empresa a partir do aporte da teoria do agir comunicativo habermasiana. Nas considerações finais, vislumbra-se a possibilidade da teoria habermasiana possibilitar um redimensionamento da concepção de empresa para além das percepções tradicionais, estratégicas e instrumentais, em uma perspectiva comunicativa e emancipatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Maria Ventura da Silva Alfaya, Escola de Direito das Faculdades Londrina - EDFL

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (2005-2009). Especialização em Direito Internacional e Econômico pela Universidade Estadual de Londrina (2010-2011). Mestrado em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (2012-2014). Doutorado pela Universidade Federal Fluminense junto ao Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito (2015-2018). Advogada inscrita na OAB/PR 59.792. Docente da instituição Faculdades Londrina.

Referências

BANNWART JÚNIOR, Clodomiro José. Pressupostos da teoria social habermasiana: trabalho e interação. In: LIMA, Clóvis Ricardo M. de; GOMÉZ, Maria Nélida G. de (Org.). Discursos habermasianos. Rio de Janeiro: IBICT, 2012.

BERTOLAZO, Ivana Nobre. Racionalidade em Habermas: o mundo da vida e os subsistemas. In: XIII Encontro Anual de Iniciação Científica, Londrina, 2004.

CAVALCANTE, Ricardo Caribé. Os estudos organizacionais e a sua contribuição para a comunicação de organizações. Anais do primeiro congresso científico da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. 2007. Disponível em: http://www.abrapcorp.org.br/anais2007/trabalhos/gt1/gt1_cavalcante.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.

CHANLAT, Jean-François (Coord.). O indivíduo na organização: dimensões esquecidas. São Paulo, Atlas, 1993.

DEGENHARDT, Victor Werner. A teoria crítica e a estratégia empresarial: uma análise do processo de formulação. Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos. p. 102-108, mai./ago., 2005.

ETZIONI, A. Organizações modernas. São Paulo: Atlas, 1973.

FADUL, E. M. C.; SILVA, M.A.M. Limites e potencialidades disciplinares da administração pública e dos estudos organizacionais. Revista de Administração Contemporânea. v.13 n. 3. jul./ago. Curitiba, 2009.

FAVORETO, Ricardo Lebbos; NOGUEIRA, Arnaldo José França Mazzei. Proposta de uma teoria crítica habermasiana dirigida à empresa. Anais do VIII Seminário Diálogos Filosóficos e Jurídicos: Ética e Compliance nos Negócios Jurídicos. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2017.

FAVORETO, Ricardo Lebbos; NOGUEIRA, Arnaldo José França Mazzei; BANNWART JUNIOR, Clodomiro José. Momento de reflexão: pensamento habermasiano e administração. Organizações e Sustentabilidade. v.7, p. 7-10, Londrina, PR, jan./jun., 2019.

FOUREZ, Gerard. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. Tradução de Luiz Paulo Rouanert. São Paulo: Editora da UNESP, 1995.

FRANÇA FILHO, Genauto C. Para um olhar epistemológico da administração: problematizando seu objeto. In: SANTOS, Reginaldo S. (org.). A administração política como campo do conhecimento. Editora Mandarino: Salvador, 2004.

FREITAG, Barbara. A teoria crítica: ontem e hoje. São Paulo: Brasiliense, 2004.

GALLELI, Giovanna Migotto da Fonseca. A teoria do agir comunicativo e a busca da sustentabilidade: um olhar sobre os sujeitos na construção de novas realidades organizacionais. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2015.

GUTIERREZ, Gustavo Luis; ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de. Teoria da ação comunicativa (Habermas): estrutura, fundamentos e implicações do modelo. Veritas. Porto Alegre. v. 58. n. 1. jan./abr. 2013.

HABERMAS, Jürgen. Teoria de la acción comunicativa. Trad. Manuel Jiménez Rodondo. V. I e II. Madrid: Taurus, 1998.

INOCÊNCIO, Ewerton Roberto. FAVORETO, Ricardo Lebbos. Contribuições sociológicas de Jürgen Habermas para os estudos organizacionais. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração. Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, jan./mar. 2020.

JAPIASSU, Hilton. O sonho transdisciplinar: e as razões da filosofia. Rio de Janeiro: Imago, 2006.

MATITZ, Queila Regina Souza; VIZEU, Fabio. Construção e uso de conceitos em estudos organizacionais: por uma perspectiva social e histórica. Rev. Adm. Pública. vol. 46 n. 2 Rio de Janeiro, mar./abr, 2012.

MORRIS, H.S. Organização social (antropologia). In: SILVA, B. (Coord.). Dicionário de ciências sociais. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 1986.

NOBRE, M. S. A teoria crítica. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

NOGUEIRA, Arnaldo José França Mazzei; BANNWART JUNIOR, Clodomiro José; FAVORETO, Ricardo Lebbos. Problematizando o conceito de responsabilidade social empresarial: implicações de uma leitura multidisciplinar. Scientia Iuris, Londrina, v. 24, n. 1, p. 55-77, mar., 2020.

PESQUEUX, Yvon; VASCONSELOS, Isabella F. F. G. de. Teoria da ação comunicativa e responsabilidade social empresarial: uma proposta de pesquisa. Cad. EBAPE.BR, v. 11, n. 1, artigo 3. Rio de Janeiro, Mar., 2013.

THIOLLENT, Michel. Estudos organizacionais: possível quadro referência e interfaces. RBEO, v.1, n.1, jan.-jul., 2014.

VIZEU, Fábio. Ação comunicativa e estudos organizacionais. Revista de Administração de Empresas, v. 45, n. 4, 2005.

WAHRLICH, B. S. Uma análise das teorias de organização. 5. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1986.

Downloads

Publicado

2021-03-30

Como Citar

Alfaya, N. M. V. da S., & Tiroli, L. G. (2021). ESTUDOS ORGANIZACIONAIS: por uma teorização crítica da empresa a partir do ferramental habermasiano. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 23(1), 201-216. https://doi.org/10.22409/conflu.v23i1.45589

Edição

Seção

Artigos