JORNALISMO PÚBLICO EM TEMPOS DE CRISE: cobertura das eleições presidenciais de 2018 pela Agência Brasil (ABr/EBC)

Autores

  • Mariana Martins de Carvalho Universidade de Brasília
  • Francisco Verri Centro Universitário Metropolitano de Maringá (Unifamma)
  • Gisele Pimenta de Oliveira Universidade de Bras´ˆlia

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v22i3.47119

Resumo

A partir do reconhecimento do papel crucial dos veículos de comunicação pública para a democracia, este trabalho observa a cobertura jornalística da Agência Brasil (ABr/EBC) sobre os presidenciáveis Jair Bolsonaro e Fernando Haddad durante o segundo turno das eleições de 2018. Foi realizada uma análise temática de 297 conteúdos para identificar se a agência de notícias cumpriu os seus objetivos previstos em lei, como a promoção do debate público acerca de assuntos relevantes, a contribuição para a formação da consciência crítica e o fomento à participação social e à construção da cidadania. Dentre os resultados, destaca-se uma prática jornalística em regra protocolar, com limitada pluralidade temática, regional e de fontes e centrada em abordagens de assuntos factuais e polêmicos em detrimento das pautas sobre minorias sociais, plataformas políticas ou que valorizassem a democracia, a cidadania e os direitos humanos.

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Publicado

2020-12-02

Como Citar

JORNALISMO PÚBLICO EM TEMPOS DE CRISE: cobertura das eleições presidenciais de 2018 pela Agência Brasil (ABr/EBC). Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 53–82, 2020. DOI: 10.22409/conflu.v22i3.47119. Disponível em: https://periodicos.uff.br/confluencias/article/view/47119. Acesso em: 6 dez. 2025.