O PAPEL DOS DISCURSOS DE ÓDIO (ONLINE) NA ASCENSÃO DA EXTREMA DIREITA: um aporte teórico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v22i3.47124

Resumo

O objetivo deste artigo é, com base na teoria política do agendamento e no conceito de lógica midiática, ordenar teoricamente o papel dos discursos de ódio (online) na ascensão da extrema direita, sobretudo na eleição presidencial de Jair Bolsonaro em 2018.  Neste sentido, discursos de ódio representam uma pauta específica na agenda da extrema direita, que consiste em depreciar simbolicamente grupos sistematicamente discriminados. Nas plataformas digitais de mídias sociais, esta pauta funciona como um “gancho” para provocar interações entre usuários, possibilitando a formação de redes e a mobilização. Por conta das suas especificidades, os discursos de ódio mudam o significado da polarização: Esta deixa de ser uma questão da distância entre as posições, e sim de que uma destas posições passa a ser ocupada pela degradação simbólica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liriam Sponholz, Erfurt University of Applied Social Sciences

Jornalista, mestre em História pela UFPR e doutora em Comunicação pela Universidade de Leipzig (Alemanha). Concluiu seu pós-doutorado na Universidade de Erfurt em 2014 e foi Senior Postdoc no Insitute for Comparative Media and Communication Studies da Austrian Academy of Sciences. Foi docente (wissenchaftliche Assistentin) na Ludwig-Maximilians-Universität München. Pesquisa atualmente sobre (discurso do ódio) hate speech, comunicação política online e pautas identitárias.

Downloads

Publicado

2020-12-02

Como Citar

Sponholz, L. (2020). O PAPEL DOS DISCURSOS DE ÓDIO (ONLINE) NA ASCENSÃO DA EXTREMA DIREITA: um aporte teórico. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 22(3), 220-243. https://doi.org/10.22409/conflu.v22i3.47124