SOCIOLOGIA ECONÔMICA DO DIREITO

Mediações científicas interdisciplinares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v23i3.49404

Resumo

Pretendemos apresentar algumas contribuições oriundas da sociologia econômica (SE) para a compreensão da racionalidade operada em determinados mercados, e com isto favorecer o estudo da criação de normas que sejam verdadeiramente eficazes na transformação do ambiente econômico. Nesse sentido será preciso compreender o estado das coisas – suas causas e seus efeitos – em determinada realidade para que se possa transformá-las, transparecendo assim um estudo eminentemente interdisciplinar, pois não busca apenas entender os aspectos de uma disciplina com os conceitos e definições internas, mas sim aproveitar das intersecções que entre eles possam haver. Se faz indispensável ir além do agente presumidamente racional das análises econômicas tradicionais, para avançarmos rumo a uma investigação que aponte outros caminhos capazes de revelar as preferências destes sujeitos. Tem-se assim uma proposta para que o Direito não se torne mera formalidade, sem qualquer efetividade sobre a economia e a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizardo Scarpati Costa, UNISINOS

Doutor em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC). Pós-doutor no Central European Labour Studies Institute (CELSI), Eslováquia (2019). Atualmente é professor Adjunto de Sociologia do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) da Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Pós-doutor no Central European Labour Studies Institute (CELSI), Eslováquia (2019) e pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Brasil (2016).

Rodrigo Tarouco da Fonseca, UFPEL

Mestre em Direito e Justiça Social pela Universidade Federal de Rio Grande /RS, no ano de 2020. Graduado em Direito pela Universidade da Região da Campanha (2016) e Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande (2005). Atualmente, é doutorando em Sociologia na Ufpel.

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

Scarpati Costa, E., & Tarouco da Fonseca, R. . (2021). SOCIOLOGIA ECONÔMICA DO DIREITO: Mediações científicas interdisciplinares. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 23(3), 87-112. https://doi.org/10.22409/conflu.v23i3.49404

Edição

Seção

Artigos