CORONAVÍRUS E CONFLITO FEDERATIVO

Como a gestão da crise da pandemia afetou a relação entre a união e os entes federados, por meio do populismo autoritário, no contexto constitucional periférico do Brasil

Auteurs

  • Fernando Antonio da Alves UNISINOS

DOI :

https://doi.org/10.22409/conflu.v23i3.49706

Résumé

Este estudo pretende observar o quanto, durante o período de pandemia do novo coronavírus, o avanço do populismo autoritário no sistema político brasileiro produziu abalos, a ponto de afetar o sistema jurídico, mormente no que tange à relação entre os entes federados e o poder central. Por meio do emprego de conceitos, oriundos da teoria política sobre o populismo, bem como por meio do apelo a teoria dos sistemas sociais autopoiéticos, aplicados à teoria constitucional, além da aplicação das modernas teorias sobre o federalismo, demonstra-se que o conflito federativo, como um produto  dos desacertos e divergências entre o governo federal e os governadores dos estados, na gestão da crise da saúde pública, resultante do contágio e internações hospitalares de um  vírus pandêmico, tem seu fundamento nas investidas populistas, sob a presidência de Jair Bolsonaro, como traço de sua forma de governar. Justifica-se tal abordagem metodológica pela observação, durante a pandemia, de iniciativas tendentes a uma instrumentalização política do texto constitucional, a ponto de comprometer a eficácia das normas que versam sobre as competências dos entes federados. Busca-se, portanto, demonstrar que tal conflito, sem dúvida, aprofunda o acirramento da crise da república brasileira afligida por uma pandemia global, num contexto de modernidade constitucional periférica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

  • Fernando Antonio da Alves, UNISINOS

    Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/RS). Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Especialista em Direito Penal Econômico Europeu pela Universidade de Coimbra, Portugal. Especialista em Ciências Criminais pela Universidade Potiguar (UNP/RN).

Téléchargements

Publiée

2021-12-01

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

CORONAVÍRUS E CONFLITO FEDERATIVO: Como a gestão da crise da pandemia afetou a relação entre a união e os entes federados, por meio do populismo autoritário, no contexto constitucional periférico do Brasil. Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 182–203, 2021. DOI: 10.22409/conflu.v23i3.49706. Disponível em: https://periodicos.uff.br/confluencias/article/view/49706. Acesso em: 5 déc. 2025.