“CALA A BOCA JÁ MORREU”: A educação sob ataque e o eterno retorno do autoritarismo
DOI:
https://doi.org/10.22409/conflu.v23i2.50476Resumo
Considerando a atual escalada de atos atentatórios à liberdade de cátedra e o problema das inúmeras tentativas de censura ao pensamento crítico contra hegemônico, objetiva-se, por meio da análise de alguns casos emblemáticos, discutir o cenário mais amplo de retorno do autoritarismo. Para tanto, procede-se ao estudo de casos, seguido da compreensão da atuação do judiciário (nas hipóteses em que os episódios selecionados foram judicializados) e da Administração Pública (quando resolvidos na esfera administrativa). Desse modo, observa-se que, no momento em que é colocado em prática um projeto de sucateamento e desmonte da educação, concomitantemente, seus trabalhadores passam a ser submetidos a formas autoritárias de controle da prática docente, o que permite concluir que há em curso um processo mais amplo de profundo mal-estar e retrocesso nas vias democráticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Carla Appolinario, Luiz Antonio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Possuem permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.