O DISCURSO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO COMO MECANISMO LEGITIMADOR DA RESOLUÇÃO NEGOCIADA DE CONFLITOS AMBIENTAIS NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v23i3.50701

Resumo

Após o término da Segunda Guerra Mundial, verifica-se a proeminência do que se denominou como “Paradigma econômico do desenvolvimento”, o qual apresenta-se como um fenômeno político fonte de vários questionamentos em virtude de seu aspecto neocolonial e suas graves consequências sociais, econômicas e culturais. Desse modo, o intuito do trabalho é verificar a relação existente entre a ideia de um desenvolvimento pautado por aspectos estritamente econômicos e a resolução negociada de conflitos ambientais no Brasil enquanto uma política de Estado, notadamente no que tange à necessidade de se estabelecer uma visão crítica acerca da utilização desses mecanismos consensuais no campo ambiental. No que refere à metodologia, o trabalho apresenta pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores como Bourdieu (2014), Esteva (2000), Gudynas (2015) e Zhouri (2019). Os resultados da pesquisa indicam que o Paradigma do desenvolvimento econômico operou – e ainda opera - como mecanismo de legitimação da resolução negociada de conflitos ambientais no Brasil, contribuindo para o apagamento de assimetrias e docilização dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joao Leonardo Duarte Vieira, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestrando em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Felisa Cançado Anaya, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduada em Psicologia pela Unicentro Newton Paiva, Mestrado em Saúde Coletiva pela Focruz, Doutorado em Sociologia pela UFMG e Pós-Doutorado no Institute of Development Studies pela Universidade de Sussex-Inglaterra. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Monte Claros (UNIMONTES).

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

Duarte Vieira, J. L., & Cançado Anaya, F. (2021). O DISCURSO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO COMO MECANISMO LEGITIMADOR DA RESOLUÇÃO NEGOCIADA DE CONFLITOS AMBIENTAIS NO BRASIL. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 23(3), 69-86. https://doi.org/10.22409/conflu.v23i3.50701

Edição

Seção

Artigos