MEDIAÇÕES NA AUSTRÁLIA E BRASIL

SUAS RELAÇÕES COM ACESSO À JUSTIÇA E ÉTICA JURÍDICA NAS REPRESENTAÇÕES DOS ESTUDANTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v23i3.51843

Resumo

Nosso artigo propõe uma leitura da mediação relacionada ao acesso à justiça e à ética jurídica para, a partir da relação com essas duas variáveis, apresentar como essa forma de abordagem estaria sendo percebida pelos estudantes de direito em dois contextos diferenciados (Austrália e Brasil) no universo das suas representações. Num primeiro momento desenvolvemos as motivações dessa escolha em termos interacionais, teóricos e conceituais. Num segundo momento fazemos uma apresentação e interpretação de dados ilustrativos dos sentidos e significados da mediação para os alunos dos universos pesquisados que indicam, dentre diferentes pistas de análise, para uma mediação que aparece, por um lado, nas representações dos alunos no Brasil, como estranha ao funcionamento do judiciário brasileiro e que, por outro lado, nas representações dos alunos na Austrália, aparece incorporada e familiar (em oposição ao estranhamento) ao funcionamento do judiciário australiano.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Leonel de Rezende Alvim, PPGSD/UFF

Graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991), Doutorado em Ciência Política - Universidade de Montpellier I - França (1997) e Pós-doutorado em Direito Social pela Universidade de Paris X - Nanterre (2004). Honorary Visiting Professor - Flinders University - Austrália (dezembro 2017/2018/2019). Professor Titular de Teoria do Direito do Departamento de Direito Público, do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) e do Programa de Pós-graduação em Direitos, Instituições e Negócios (PPGDIN) da Universidade Federal Fluminense (UFF), com atuação nas áreas da Teoria do Direito, Sociologia do Direito e Direito do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, acesso à justiça, relações de trabalho, paradigmas/teorias do direito, ensino jurídico e profissões jurídicas.

Cristiana Veras, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta do Departamento de Direito Aplicado da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense e Professora Visitante da Flinders University (Austrália) 2018/2019 com bolsa de pós-doutorado da Capes (2018).

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

de Rezende Alvim, J. L., & Vianna Veras, C. (2021). MEDIAÇÕES NA AUSTRÁLIA E BRASIL: SUAS RELAÇÕES COM ACESSO À JUSTIÇA E ÉTICA JURÍDICA NAS REPRESENTAÇÕES DOS ESTUDANTES. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 23(3), 49-68. https://doi.org/10.22409/conflu.v23i3.51843

Edição

Seção

Artigos