MEDIAÇÕES NA AUSTRÁLIA E BRASIL
SUAS RELAÇÕES COM ACESSO À JUSTIÇA E ÉTICA JURÍDICA NAS REPRESENTAÇÕES DOS ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.22409/conflu.v23i3.51843Resumo
Nosso artigo propõe uma leitura da mediação relacionada ao acesso à justiça e à ética jurídica para, a partir da relação com essas duas variáveis, apresentar como essa forma de abordagem estaria sendo percebida pelos estudantes de direito em dois contextos diferenciados (Austrália e Brasil) no universo das suas representações. Num primeiro momento desenvolvemos as motivações dessa escolha em termos interacionais, teóricos e conceituais. Num segundo momento fazemos uma apresentação e interpretação de dados ilustrativos dos sentidos e significados da mediação para os alunos dos universos pesquisados que indicam, dentre diferentes pistas de análise, para uma mediação que aparece, por um lado, nas representações dos alunos no Brasil, como estranha ao funcionamento do judiciário brasileiro e que, por outro lado, nas representações dos alunos na Austrália, aparece incorporada e familiar (em oposição ao estranhamento) ao funcionamento do judiciário australiano.
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Copyright (c) 2021 Joaquim Leonel de Rezende Alvim, Cristiana Veras
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