A IDEOLOGIA DE GÊNERO COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA NO BRASIL

A demonização das discussões de gênero e sexualidade à serviço do projeto político-religioso-fundamentalista

Autores

  • Brenda Abreu Universidade Tiradentes - UNIT/SE
  • Kellen Josephine Universidade Tiradentes - UNIT/SE
  • América Nejaim Universidade Tiradentes - UNIT/SE

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v25i1.55103

Resumo

O trabalho tem como objetivo evidenciar como a temática de gênero e sexualidade tem sido utilizada como estratégia política para atender aos interesses de grupos político-religiosos fundamentalistas. Para tanto, constitui-se através de uma pesquisa qualitativa, mediante a utilização do método de revisão bibliográfica do referencial teórico que reúne discussões levantadas em torno da temática por especialistas nas ciências sociais, mais especificamente nas áreas da filosofia, sociologia, antropologia e das ciências jurídicas e políticas. Como resultado, evidenciou-se a maneira como a ideologia de gênero se constitui como uma resistência dada por agentes conservadores, sobretudo fundamentalistas religiosos, às propostas de discussão sobre gênero e sexualidade nas escolas, atendendo aos interesses de controle político através da criação de pânicos morais constituídos para formar o medo na população, fomentando, assim, o retorno do teológico-político e devolvendo à religião o papel de instituir a ordenação e coação sociais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brenda Abreu, Universidade Tiradentes - UNIT/SE

Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes - UNIT (2021) com bolsa integral PROUNI. Pesquisadora na área de gênero e sexualidade, foi bolsista no projeto de extrensão "TransJus" (2018-2019) e no projeto de pesquisa "A construção da visibilidade da população LGBT no Brasil: Uma análise a partir de pesquisa jurisprudencial no período de 2011 a 2018" (2019-2020), bem como foi voluntária do projeto de pesquisa "Identidade de Gênero, Sexualidade e Direito: o acolhimento de estudantes TRANS nas Universidades de Aracaju" (2017-2018). Foi bolsista no projeto de extensão "Reformatório Penal", desenvolvido através de uma parceria entre a UNIT e a Defensoria Pública do Estado de Sergipe (2019-2020). Realizou intercâmbio universitário para Arequipa - Peru, através de uma colaboração entre a Universidade Tiradentes e a Universidad Catolica de Santa Maria (2020). Áreas de interesse: Direito Processual Civil, Direito da família, Direito Civil, Direitos humanos (especificamente Gênero, Sexualidade e Religião).

Kellen Josephine, Universidade Tiradentes - UNIT/SE

Mestra em Direito (concentração em Direitos Humanos) pela Universidade Tiradentes - UNIT (2017) com bolsa CAPES. Especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Faculdade Social da Bahia (2014). Graduada em Direito pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2002). Atualmente é Professora no Curso de Direito da Faculdade 8 de Julho e na Universidade Tiradentes - UNIT/SE, onde leciona as disciplinas Processo de Conhecimento, Direito Processual Civil III (Procedimentos especiais) e Direito Processual Civil IV (Cumprimento de Sentença e Execução). Foi Professora Substituta no Curso de Direito da UFS. Advogada com atuação predominante nas áreas de Direito Privado, com ênfase em Direito Empresarial, Direito Civil, Direito do Consumidor. Membro da Associação "Elas no Processo". Áreas de interesse: Direito Processual Civil, Direitos Humanos (especialmente Gênero, Relações Étnico-raciais e Religião), Direito de Família, Direito e Arte.

América Nejaim, Universidade Tiradentes - UNIT/SE

Advogada;Professora, Pesquisadora e Palestrante. Doutoranda em Direito pela UFBA. Mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2013). Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Tiradentes - UNIT(2000). Graduada em Direito pela Universidade Tiradentes (1997). Conselheira Federal da OAB (2022-2025). Secretária da Comissão Especial de Processo Civil - OAB Nacional (2022-2025). Presidente da Comissão de Processo Civil da OAB de Sergipe (2022-2025). Membra e Conselheira do Instituto da Advocacia Sergipana (IASE) Vice-Presidente da Associação Brasileira Elas no Processo (ABEP). Foi VIce-Presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas (ABMCJ-Sergipe) Membra do Instituto Brasileiro de Direito Processual. (IBDP). Membra da Associação Norte e Nordeste de Professores de Processo (ANNEP). Membra da Associação Internaciona de Seguros (AIDA). Coordenadora da Pós-Graduação de Processo Civil da UNIT. Membra do Grupo de Pesquisa ?Transformações nas Teorias sobre o Processo e o Direito Processual?, coordenado pelo Prof. Dr. Fredie Didier e Profa. Drª Paula Sarno. Líder do grupo de pesquisa "Novos Paradigmas da Justiça e Cooperação Judiciária Nacional", pela Universidade Tiradentes. Membra da Conselho Editorial da Coluna Elas no Processo do Migalhas. Revisora da Revista Processual (REDP) e da Revista da OAB de Tocantins. Atualmente é professora da Universidade Tiradentes (UNIT) e da Faculdade 8 de Julho . Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Geral do Processo, Processo de Conhecimento, Tutela Executiva, Procedimentos Especiais, Prática Jurídica. Mediação e Conciliação. Idealizadora do Curso Aprendendo Processo Civil, fundado em 2016. Foi membro do NDE do Curso de Direito da Estácio de Sá de Sergipe. Foi Coordenadora do NPJ da Estácio de Sá (2008 - 2012). Foi Coordenadora da Pós-Graduação de Civil e Processo Civil da Estácio de Sá - Fase (2015-2017). Foi Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade de Aracaju - FACAR (2006-2007).

Downloads

Publicado

2023-04-01

Como Citar

Andrade de Abreu Silva, B., Josephine Muniz de Lima, K., & Cardoso Barreto Lima Nejaim, A. (2023). A IDEOLOGIA DE GÊNERO COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA NO BRASIL: A demonização das discussões de gênero e sexualidade à serviço do projeto político-religioso-fundamentalista. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 25(1), 194-220. https://doi.org/10.22409/conflu.v25i1.55103