CONSTRUÇÃO DA REFORMA DO NOVO ENSINO MÉDIO NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO

fragilidades e incoerências

Autores

  • Kíssila Neves Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)
  • Beatriz Rezende Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)
  • Cristiana Barcelos Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v24i3.56008

Resumo

A presente pesquisa busca refletir sobre a proposta da Reforma do Ensino Médio, trazendo discussões relevantes que envolvem o interesse privado neste cenário e uma mudança estrutural no currículo do Ensino Médio também através da publicação da Base Nacional Comum Curricular. Faz um panorama histórico do interesse do empresariado brasileiro na educação pública, culminando na ascensão de Michel Temer que acelerou, com autoritarismo, o processo desta reforma neoliberal. Aponta a chamada flexibilização curricular pelo Governo como fragmentação e diluição do currículo. Reconhece os argumentos do governo para as mudanças na estrutura curricular como frágeis e incoerentes. Reflete sobre a diluição das disciplinas em áreas do conhecimento e a não obrigatoriedade destes componentes ao longo da etapa. Esta investigação é, portanto, um alerta à reflexão sobre o atual cenário do Ensino Médio do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kíssila Neves, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

Kíssila Neves Soares Vitorino, mais conhecida como Kíssila Neves, é casada, mãe de três meninas, professora no IFF, possui graduação em Cièncias Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2009), graduação em Sociología - Universidad Pontificia de Salamanca Madrid (2010). É mestra em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2013). Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, políticas públicas, sociologia rural e organizações sociais.

Beatriz Rezende, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

Beatriz Araujo de Rezende Neves, mãe da Clara e do Rafael, esposa, irmã, amiga, sonhadora. É  Mestra em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF-Brasil). Especialista em Educação do Pensamento em Letras pelo Centro Universitário Fluminense (UNIFLU- 2008). Licenciada em Letras pelo Centro Universitário Fluminense (UNIFLU-2008). Atualmente, é professora na educação básica, nas séries finais do Fundamental  e Ensino Médio. Já atuou como Assessora de Professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental - séries iniciais e também como coordenadora na área de Linguagens na rede privada. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua pPortuguesa, Currículo, Multiletramentos, Multimodalidade, BNCC e Motivação Docente.

Cristiana Barcelos, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Cristiana Barcelos da Silva, de orientação cristã, filha de Joilson e Edileni, irmã de Michele e Thiago, tia de Roberth Assafe e esposa de Carlos Renato. Toca órgão eletrônico na vertente erudita é intérprete de Libras, no contexto religioso. Quanto ao seu percurso acadêmico, tem pós-doutorado, doutorado e mestrado em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF-Brasil) com estágio de doutoramento no exterior na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL-Portugal) via Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (CAPES/PSDE-2017). Lidera o grupo de pesquisa "Núcleo Interdisciplinar em Acesso, Permanência, Apoio, Inclusão e Evasão (NIAPAIE) certificado pelo Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq). Especialista em "Educação Especial" pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI-Brasil), em "Língua Brasileira de Sinais" pela Faculdade São Luís (FSL-Brasil) e "Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos" (PROEJA) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF-Brasil). Licenciada em Pedagogia pela UENF, em Língua Portuguesa pela Rede Claretiano de Ensino (RCE-Brasil) e Letras-Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). No que diz respeito a sua atuação, é Avaliadora do Ministério da Educação (MEC) para os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras, como membra do Banco de Avaliadores-BASis/INEP/MEC. Atua como Professora Visitante no Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem (PGCL/UENF) onde orienta pesquisas de mestrado e doutorado. É docente efetiva junto ao Departamento de Educação, Linguística e Letras na Universidade do Estado de Minas Gerais (DELL-UEMG/Carangola),coordenando o Núcleo de Apoio do Estudante (Nae-Carangola) e orientando pesquisas em nível de graduação. Também é orientadora voluntária no Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) orientando trabalhos acadêmicos de conclusão de curso, na Licenciatura em Pedagogia.

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Neves Soares Vitorino, K. ., de Araujo Rezende Neves, B., & Barcelos da Silva, C. (2022). CONSTRUÇÃO DA REFORMA DO NOVO ENSINO MÉDIO NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO: fragilidades e incoerências. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 24(3), 52-71. https://doi.org/10.22409/conflu.v24i3.56008