SISTEMA CAPITALISTA, PRODUTOR DE PESSOAS EM ESTADO DE ALIENAÇÃO AO MUNDO DO CRIME

Autores

  • Francisco Ramos de Farias Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Glaucia Regina Vianna Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v24i3.56241

Resumo

O presente trabalho concerne ao recorte da pesquisa realizado no estágio pós-doutoral, e resultou em um estudo que procurou investigar por intermédio das fraturas de memória, nas narrativas produzidas por pessoas condenadas ao cárcere por atos de violência praticada, de que modo o mercado de consumo pode influenciar no processo de alienação e submissão no mundo do crime. Para isso, usamos como fio condutor o jogo de lembranças e esquecimentos que encarnam as operações de memória, conforme se apresentam nos fragmentos de narrativas por nós analisados, a ponto de as pessoas adentrarem num circuito repetitivo de práticas criminosas, da qual dificilmente conseguem sair e, muito menos se dar conta da complexidade alienante na qual estão inseridos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Ramos de Farias, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Bacharel e Psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), Especialista em Psicologia Clínica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Psicologia, área Motivação e Aprendizagem pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1983) e Doutor em Psicologia, área Psicologia Cognitiva, pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1987). Pós_Doutorado pela Université de Paris - SHS Sorbonne (2022). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2. Atualmente é consultor Ad Hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Professor Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social. Consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Assessor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). 

Glaucia Regina Vianna, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (2001), Especialização em Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2003), Mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010), Doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2014) e Pós-doutoranda no programa de pós graduação em Memória Social na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, desde o ano de 2015. Integrante do Laboratório de Práticas Sociais e Pesquisas sobre a Violência, PPGMS/UNIRIO. 

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Ramos de Farias, F. ., & Vianna, G. R. (2022). SISTEMA CAPITALISTA, PRODUTOR DE PESSOAS EM ESTADO DE ALIENAÇÃO AO MUNDO DO CRIME. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 24(3), 283-304. https://doi.org/10.22409/conflu.v24i3.56241