MATERNIDADE E MERCADO DE TRABALHO

A trajetória das mulheres no desenvolvimento de carreiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v25i1.57084

Resumo

Este estudo teve o objetivo de descrever os desafios que as mulheres enfrentam ao retornarem para as suas atividades profissionais, após o período da licença maternidade, identificando os possíveis impactos no desenvolvimento de suas carreiras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que analisa as narrativas de seis mulheres que passaram por essa experiência e continuaram atuando em organizações de trabalho. Também buscou-se compreender como conseguiram administrar a vida profissional após tornarem-se mães e os motivos que as mantiveram atuantes no mercado de trabalho. As entrevistas foram transcritas e submetidas à técnica de análise de conteúdo e os resultados mostram que a presença de redes de apoio foi fundamental para a manutenção de suas carreiras profissionais, assim como a busca de equidade nos cuidados com os filhos e a casa. Está presente na sociedade brasileira uma certa naturalização da maior responsabilidade feminina na esfera doméstica, o que pode gerar uma sobrecarga potencialmente perigosa à saúde ocupacional das mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julice Salvagni, UFRGS

Professora do Programa de Pós-graduação em Políticas Públcias e da Escola de Admnistração da UFRGS.

Monique Azambuja, UniRitter

Bacharel em Administração de empresas pela Faculdade Porto Alegrense (FAPA). Especialista em Gestão de pessoas pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER). Especialista em Gestão de projetos pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER).

Fernanda Maciel Heichert, UFRGS

Professora no Departamento de Ciências Administrativas da Escola de Administração (EA) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade. Pesquisadora nos grupos de pesquisa Núcleo de Estudo em Inovação - NITEC/UFRGS e Parent in Science. Coordenadora do projeto Mulheres e Inovação. Uma das idealizadoras do projeto SOS-PME Rede de Assessoria Empresarial - Contra os Efeitos do COVID-19. Vice-coordenadora do curso de especialização em Inteligência Estratégica para Negócios. Doutora em Administração (2015) pelo PPGA/UFRGS. Doutorado sanduíche no Australian Innovation Research Centre/University of Tasmania. Mestre em Administração (2012) pelo PPGA/UFRGS. Graduada em Administração (2003) pela EA/UFRGS. Experiência profissional nacional e internacional de 10 anos em setores industriais e de serviços. Linhas de pesquisa: estudo em inovação, capacidades de inovação das firmas, mulheres e inovação, maternidade e ciência. Mãe de uma filha, esteve em licença maternidade em 2016.

Marília Veronese, UNISINOS

Tem graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Realizou estágio sanduíche na Universidade de Havana em 2001 sob orientação do prof. Miguel Roca e no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra em 2003, sob orientação de Boaventura de Sousa Santos. Atualmente é professor Titular I da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), sendo coordenadora do grupo de pesquisa em Economia Solidária e Cooperativa (ECOSOL). É também pesquisadora associada ao grupo ECOSOL-CES, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde realizou o estágio de pós-doutoramento (agosto de 2019 a fevereiro de 2020). Tem experiência nas áreas de Sociologia e Psicologia Social, com atuação também na área de Saúde Coletiva. Pesquisa principalmente nos seguintes temas: economia solidária, autogestão, trabalho, saúde, saúde mental, contemporaneidade e subjetividades. É pesquisadora nível 2 do CNPq.

Downloads

Publicado

2023-04-01

Como Citar

Salvagni, J., Azambuja, M., Maciel Heichert, F. ., & Veronese, M. (2023). MATERNIDADE E MERCADO DE TRABALHO: A trajetória das mulheres no desenvolvimento de carreiras. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 25(1), 18-42. https://doi.org/10.22409/conflu.v25i1.57084