ENTREVISTA COM O PROFESSOR EMÉRITO CHRISTOPHE DEJOURS

Autores

  • Christophe Dejours Institut de Psychosomatique de Paris
  • Carolina Pereira Lins Mesquita Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Eduardo Rodrigues Peyon
  • Thaís Henriques Dias Universidade Federal Fluminense (UFF) https://orcid.org/0000-0002-2554-4915

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v25i1.57912

Resumo

Christophe Dejours é doutor em medicina, especialista em medicina do trabalho e em psiquiatria, e psicanalista. É membro titular do Institut de Psychosomatique de Paris, da Association Psychanalytique de France e presidente do Conselho Científico da Fondation Jean Laplanche-Institut de France. Ele pesquisa as relações entre saúde e trabalho, o conflito entre organização do trabalho e o funcionamento psíquico, o sofrimento gerado pelo trabalho e as defesas contra esse sofrimento, a relação entre subjetividade e trabalho, utilizando-se da metodologia da “Psicodinâmica do Trabalho”. É apontado como o pai da “Psicodinâmica do Trabalho”, alcunha atribuída à disciplina em 1992, que, em síntese, agrega pesquisas sobre sofrimento e patologia mental no trabalho, utilizando a mesma clínica e instrumentos conceituais para entender e explicar a polarização dor versus prazer e patologia versus normalidade no trabalho. A partir das leituras das obras de Dejours e discussões sobre o seu pensamento, algumas inquietações surgidas deram corpo às questões formuladas nesta entrevista, elaboradas conjuntamente por Carolina Mesquita, Eduardo Peyon e Thaís Henriques Dias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christophe Dejours, Institut de Psychosomatique de Paris

Ex-psychiatre des hôpitaux, psychanalyste, membre titulaire de l’Institut de Psychosomatique de Paris et de l’Association Psychanalytique de France, ex-professeur au Conservatoire National des Arts et Métiers (Paris), professeur émérite de l’Université Paris-Nanterre, président du Conseil Scientifique de la Fondation Jean Laplanche-Institut de France.

Recherches sur les frontières de la psychanalyse :

  • du côté des sciences biologiques avec la psychosomatique et la métapsychologie du corps. A travaillé avec Pierre Marty et Michel Fain 
  • du côté des sciences sociales a fondé une nouvelle discipline: la psychodynamique du travail enseignée en France et dans plusieurs pays européens, au Canada et en Amérique latine.

Recherches en psychanalyse sur la « Théorie de la séduction généralisée », en collaboration avec Jean Laplanche (entre 1997 et 2012), en particulier sur l’introduction du genre dans la théorie sexuelle, sur le travail du rêve, sur la formation d’un inconscient non refoulé et d’une topique du clivage.

Carolina Pereira Lins Mesquita, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Adjunta III do Departamento de Direito Social e Econômico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É associada da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e do Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais, membro da Red Internacional de Cátedras, Instituciones y personalidades sobre el Estudio de La Deuda Pública (RICDP) e pesquisadora do Programa Universitário de Apoio às relações de trabalho (PRUNART/UFMG). Coordenadora Geral do DIANSARE – Laboratório de ensino, pesquisa e extensão: Direito, Antropologia, Saúde e Religião e Coordenadora Geral do Projeto de Pesquisa e Extensão: “Christophe Dejours e a Psicodinâmica do Trabalho”. Editora Chefe da Confluências – Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD/UFF). 

Eduardo Rodrigues Peyon

Psicólogo com especialização em Psicologia Clínica (PUC-Rio). Mestre em Psicologia (PUC-Rio) e Doutor em Psicanálise, Saúde e Sociedade (UVA) com período de Doutorado Sanduíche no Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM) sob a supervisão de Christophe Dejours. Profissional Petrobras de nível superior com ênfase em psicologia lotado no Serviço de Saúde Ocupacional. Coordenador Adjunto do Projeto de Pesquisa e Extensão: “Christophe Dejours e a Psicodinâmica do Trabalho”. Autor do livro “Sobre o Trabalhar Contemporâneo: Diálogos entre a Psicanálise e a Psicodinâmica do Trabalho” (Ed. Blucher, 2018).

Foto de Christophe Dejours

Publicado

2023-04-01

Como Citar

Dejours, C., Pereira Lins Mesquita, C., Rodrigues Peyon, E., & Henriques Dias, T. (2023). ENTREVISTA COM O PROFESSOR EMÉRITO CHRISTOPHE DEJOURS. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 25(1), 6-17. https://doi.org/10.22409/conflu.v25i1.57912