A VIOLÊNCIA POLÍTICA DE GÊNERO DENTRO E FORA DO PARLAMENTO COMO INSTRUMENTO UTILIZADO PARA COIBIR A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DE MULHERES NOS ESPAÇOS DE PODER E DECISÃO
DOI:
https://doi.org/10.22409/conflu.v25i3.59317Resumo
A violência política contra as mulheres é um problema atual e preocupante no cenário social e político do país. Trata-se de uma espécie de violência de gênero que ocorre dentro e fora do Parlamento. Fora do Parlamento, destaca-se a utilização da internet, em especial as redes sociais, como instrumento de perpetração desse tipo de violência. Em muitos casos, os discursos que permeiam tais agressões revelam a intenção de vedar a participação de mulheres nos espaços de poder e decisão. O artigo tem por objetivo investigar como a violência política de gênero é praticada dentro e fora do Parlamento, bem como o papel da internet e das redes sociais para agravar esse quadro, permitindo, por exemplo, que mensagens ofensivas que deslegitimam a candidatura e a representação política das mulheres ganhem alcance nacional no mundo virtual. Por meio de método dedutivo e pesquisa exploratória, a presente pesquisa procurou evidenciar como a representatividade feminina está exposta a constantes ataques, desde a candidatura até depois de eleitas. Por meio de pesquisa documental, constatou-se que a legislação voltada à proteção das mulheres e enfrentamento da violência polícia tem caráter meramente simbólico, não resultando em efeitos práticos, uma vez que os próprios parlamentares são responsáveis por agredir as mulheres que fazem parte do Congresso Nacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bruna Azevedo de Castro , Vanessa de Souza Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Possuem permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.