A VIOLÊNCIA POLÍTICA DE GÊNERO DENTRO E FORA DO PARLAMENTO COMO INSTRUMENTO UTILIZADO PARA COIBIR A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DE MULHERES NOS ESPAÇOS DE PODER E DECISÃO

Autores

  • Bruna Azevedo de Castro Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Vanessa de Souza Oliveira Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v25i3.59317

Resumo

A violência política contra as mulheres é um problema atual e preocupante no cenário social e político do país. Trata-se de uma espécie de violência de gênero que ocorre dentro e fora do Parlamento. Fora do Parlamento, destaca-se a utilização da internet, em especial as redes sociais, como instrumento de perpetração desse tipo de violência. Em muitos casos, os discursos que permeiam tais agressões revelam a intenção de vedar a participação de mulheres nos espaços de poder e decisão. O artigo tem por objetivo investigar como a violência política de gênero é praticada dentro e fora do Parlamento, bem como o papel da internet e das redes sociais para agravar esse quadro, permitindo, por exemplo, que mensagens ofensivas que deslegitimam a candidatura e a representação política das mulheres ganhem alcance nacional no mundo virtual. Por meio de método dedutivo e pesquisa exploratória, a presente pesquisa procurou evidenciar como a representatividade feminina está exposta a constantes ataques, desde a candidatura até depois de eleitas. Por meio de pesquisa documental, constatou-se que a legislação voltada à proteção das mulheres e enfrentamento da violência polícia tem caráter meramente simbólico, não resultando em efeitos práticos, uma vez que os próprios parlamentares são responsáveis por agredir as mulheres que fazem parte do Congresso Nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Azevedo de Castro , Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo. Mestra em Direito Penal pela Universidade Estadual de Maringá - área de concentração: tutela de interesses supraindividuais. Bolsista da CAPES (2007 a 2008). Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (2005). Atualmente, é Professora no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciência Jurídica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Faz estágio de pós-doutoramento pela Universidade La Salle (Canoas -RS). É pesquisadora no Grupo de Pesquisa Ideologias do Estado e Estratégias Repressivas, da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Vanessa de Souza Oliveira, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Graduada em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), mestranda em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Laboratório de Pesquisa em Teorias Constitucionais e Políticas (CPOL-LAB) e Democracia e Direitos Fundamentais.

 

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

Azevedo de Castro , B., & de Souza Oliveira, V. (2023). A VIOLÊNCIA POLÍTICA DE GÊNERO DENTRO E FORA DO PARLAMENTO COMO INSTRUMENTO UTILIZADO PARA COIBIR A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DE MULHERES NOS ESPAÇOS DE PODER E DECISÃO. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 25(3), 254-276. https://doi.org/10.22409/conflu.v25i3.59317