INSEGURANÇA SOCIAL

sobre uma afinidade eletiva entre Pierre Bourdieu e Robert Castel

Autores

  • Nicolas Duvoux University Paris 8
  • Igor Martinache Universidade Paris Nanterre

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v25i3.59864

Resumo

Embora as análises de Bourdieu sejam anteriores às de Castel em várias décadas, elas foram feitas de forma a permitir demonstrar a posteriori a validade das teses de Castel. Bourdieu fornece chaves teóricas e empíricas para modelar as análises de Castel sobre a insegurança social (feitas a partir de um método histórico), e assim fazê-las entrar na descrição quantitativa e qualitativa da hierarquia social. Bourdieu não só nos fornece a prova das teses de Castel, como também nos permite integrar os recentes avanços da economia na descrição das desigualdades e superar a divisão predominante e prejudicial entre economia e sociologia, em particular ao reintegrar a questão do patrimônio e da propriedade, que é central para Castel na construção do indivíduo moderno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicolas Duvoux, University Paris 8

Professor de sociologia na Universidade de Paris 8, autor de Confiscated Future. desigualdades no tempo vivido, classes sociais e património (Puf, 2023), especialista em desigualdades e pobreza.

Igor Martinache, Universidade Paris Nanterre

Professor adjunto do sociologia na Universidade de Paris Nanterre. Membro dos comitês editoriais da Revue française de socio-économie e da revista La Pensée.

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

Duvoux, N., & Martinache, I. (2023). INSEGURANÇA SOCIAL: sobre uma afinidade eletiva entre Pierre Bourdieu e Robert Castel . Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 25(3), 21-35. https://doi.org/10.22409/conflu.v25i3.59864