PROMESSAS DO PROGRESSO

a “reforma agrária” na região da Transamazônica no Pará

Autores

  • Jaqueline Damasceno Alves Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Raimunda Regina Ferreira Bastos Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v25i3.60073

Resumo

O propósito desse trabalho é o de discutir a política de reforma agrária implantada na região da Transamazônica no estado do Pará, observando a construção histórica desse espaço a partir do Plano de Integração Nacional; o que disciplina a legislação em termos de obrigações do Estado para a efetivação da política de reforma agrária, e; de que modo ela têm se aplicado na prática, observando os direitos sociais e econômicos dos trabalhadores rurais e colonos da região. O método de pesquisa utilizado é o dedutivo qualitativo com coleta de dados por revisão bibliográfica que versam sobre a construção da rodovia Transamazônica, bem como, por análise documental de legislação agrária nacional. Os resultados apontam para a violação de direitos do colonos migrantes da região, aos quais foram prometidos benefícios que não foram de fato ofertados. No mesmo sentindo, entende que a reforma agrária preconizada pela legislação não está vislumbrada na realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Damasceno Alves, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Advogada. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA (2021). Mestranda no Programa de Pós-graduação em Direito e Desenvolvimento na Amazônia- PPGDDA/UFPA. Funcionária pública na Secretaria de Coordenação Geral, Gestão e Planejamento da Prefeitura Municipal de Belém. Membra do Coletivo de Direitos Humanos da Via Campesina Brasil. Membra da Rede de Proteção de Defensores e Defensoras de Direitos Humanos no Estado do Pará. Possui experiência de atuação na área dos Direitos Humanos.

Raimunda Regina Ferreira Bastos, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Graduação em Direito pela Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Marabá (2003); Advogada por sete anos da Comissão Pastoral da Terra Regional Pará e dois anos da Diocese de Marabá/PA; Experiência nas áreas de Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Trabalho, Direito Agrário e Direito Constitucional, este com ênfase para os direitos e garantias fundamentais; Extensão Universitária em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Universidade de Brasília - UnB (2005); Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Anhanguera - UNIDERP (2011); Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2013) como bolsista do Programa Internacional de Bolsas da Fundação Ford; Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Direito da UFPA (2021), com Doutorado Sanduíche no Programa de Pós-graduação em Direito Político e Econômico (PPGDPE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo/SP. Professora no curso de Direito da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Estado do Pará desde julho de 2014. Diretora Geral do Instituto de Estudos em Direito e Sociedade da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará para o quadriênio 2022-2026.

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

Alves, J. D. ., & Bastos, R. R. F. . (2023). PROMESSAS DO PROGRESSO: a “reforma agrária” na região da Transamazônica no Pará. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 25(3), 163-177. https://doi.org/10.22409/conflu.v25i3.60073