Apresentação do Dossiê Direitos e Desigualdades

Autores

  • Cora Hisae Monteiro da Silva Hagino Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Erika Macedo Moreira Universidade Federal de Goiás (UFG)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cora Hisae Monteiro da Silva Hagino, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF) e possui pós-doutorado em Ciência Política pela Fundação Casa de Rui Barbosa (Bolsa do Ministério da Cultura). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (VDI Volta Redonda). Foi Professora Adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora. É membro da Equipe Editorial da Revista Confluências - interdisciplinar em Sociologia e Direito. Foi visiting scholar no Instituto Internacional de Sociología Jurídica (Espanha); e, no Max Planck Institute for European Legal History (Alemanha). Foi professora substituta na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense e na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ. Foi docente na Universidade Estácio de Sá, Unifoa e na Escola Superior de Educação de Coimbra (Portugal). Atuou como coordenadora no Laboratório de Monografia Jurídica da Curso de Direito e no Núcleo Docente Estruturante da UniFoa. Foi membro da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-RJ e Conselheira do Comissão Municipal de Direitos da Mulher de Juiz de Fora. Atua como Conselheira municipal de política urbana de Niterói (UFF), Comissão de Direitos Humanos da OAB-Rio, Comissão De Direito Ambiental da OAB-Niterói, Conselheira da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro (UFF), Conselheira do Subcomitê do Sistema Lagunar Itaipu Piratininga de Niterói (OAB). Atua no campo do Direito sob uma perspectiva interdisciplinar, pesquisando sobre unidades de conservação e conflitos socioambientais; os povos e comunidades tradicionais, o ensino e a formação jurídica, gênero e o Ministério Público. Possui projetos de extensão na área ambiental e direitos das mulheres. 

Erika Macedo Moreira , Universidade Federal de Goiás (UFG)

Pós Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal Fluminense (2023). Doutorado em Direito pela Universidade de Brasília (2014). Mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2007). Graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (2004). Tem experiência em pesquisa empírica no direito e prática interdisciplinar. É professora do curso de direito da Universidade Federal de Goiás/ Câmpus Goiás desde 2009. É fundadora e pesquisadora Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Sociais e do Observatório Fundiário Goiano (OFUNGO). Espaço de articulação entre cursos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e extensionistas, que traz na interface da questão agrária e dos conflitos socioambientais com o direito, seu campo de intervenção teórico-prático, de formação, informação e assessoria jurídica popular. Com criatividade, arte e cultura, para além dos rigores científicos do método crítico e dialético e da revisão bibliográfica sistematizada e disciplinada, OFUNGO constitui espaços de oxigenação dos saberes jurídicos: antes, encastelados pela dogmática jurídica, agora, impregnados pelas materialidades dos conflitos socioambientais que perpassam a questão agrária. Entre as ações que coordenou destaca -se: Programa de Pós Graduação Direitos Sociais do Campo/ Residência Agrária (UFG/ CNPq/ INCRA-PRONERA: 2013/ 2015); Estágio Interdisciplinar de Residência Agrária (MEC/ PROEXT: 2015); Programa Direitos Sociais do Campo/ MEC/ PROEXT: 2016/ 2017); e a 2a Turma de Direito para Beneficiários da Reforma Agrária e Agricultores Familiares (UFG/ INCRA-PRONERA: 2015/2023).

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

Monteiro da Silva Hagino, C. H., & Macedo Moreira , E. (2023). Apresentação do Dossiê Direitos e Desigualdades. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 25(3), 9-13. Recuperado de https://periodicos.uff.br/confluencias/article/view/60623