AS MIGRANTES PARAGUAIAS MÃES DE BRASILEIROS E O ACESSO AOS DIREITOS SOCIAIS NO MUNICÍPIO DE ASSIS CHATEAUBRIANT-PR

Autores

  • Kawana Campos Universidade Federal do Pará
  • Marusa Silva Universidade Candido Mendes

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v26i2.61731

Resumo

Por meio da presente pesquisa, desenvolveu-se uma análise do acervo do Registro Civil e aplicação de questionário semiestruturado, sobre o acesso das migrantes paraguaias, que são mães de brasileiros, aos direitos sociais no Município de Assis Chateaubriand, Estado do Paraná (PR). Buscou-se compreender se há uma política pública local que viabiliza a oferta de serviços públicos atrelados aos direitos sociais dessas mulheres que ocupam espaços pouco conhecidos. Para tanto, discorreu-se sobre o fenômeno da migração de mulheres paraguaias para o Brasil, sob um viés de gênero com a guerra do Paraguai e contextualizou-se os direitos sociais do Brasil. Assim, a premissa é de que ainda existe uma grande dificuldade por parte do poder público em sistematizar o acesso delas aos direitos sociais de forma plena, já que as ações promovidas são de caráter pontual. Embora existam garantias formais ao acesso desses direitos sociais, não significa uma automática aplicação na realidade social. O estudo das mulheres migrantes no Brasil é essencial para entender as complexas interseções entre gênero, migração e desigualdade social. Para elaboração do estudo foi realizada a pesquisa bibliográfica. Dessa forma, foi feita análise e síntese de tudo o que foi pesquisado, de forma a embasar a tese enunciada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kawana Campos, Universidade Federal do Pará

Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2019). Bacharela em Direito pela Universidade Candido Mendes (2024). Especializanda Política & Sociedade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP) (2024). Bacharelanda em Ciências Sociais na Universidade Federal do Pará (2024).

Marusa Silva, Universidade Candido Mendes

Doutora em Sociologia Política (UENF). Atua como professora na Universidade Candido Mendes - Campos/RJ. Coordena os cursos de Licenciatura em História Geografia (EaD/UCAM).
Pesquisadora na área das relações de gênero, gênero e trabalho, cidadania, história e gênero.

 

Downloads

Publicado

2024-11-29

Como Citar

Campos, K., & Bocafoli da Silva, M. (2024). AS MIGRANTES PARAGUAIAS MÃES DE BRASILEIROS E O ACESSO AOS DIREITOS SOCIAIS NO MUNICÍPIO DE ASSIS CHATEAUBRIANT-PR. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 26(2), 115-135. https://doi.org/10.22409/conflu.v26i2.61731